Asset Publisher Asset Publisher

Hello Portugal: Migração e Inovação

Imagem em Destaque
Hello Portugal: Migração e Inovação
Boas-práticas de governação integrada, histórias de vida de pessoas migrantes e refugiadas e melhores soluções de integração estiveram em destaque no Festival Hello Portugal: Migração e Inovação. Um momento de reflexão e partilha para promover as migrações como uma oportunidade e um verdadeiro ativo das sociedades.
O Centro Ismaili, em Lisboa, acolheu no dia 02 de julho o Festival Hello Portugal: Migração e Inovação, promovido pela Ashoka Portugal, em parceria com o ACM, a Fundação Aga Khan Portugal e o SPEAK. Um momento de reflexão e partilha para promover as migrações como uma oportunidade e um verdadeiro ativo das sociedades que, na sessão de abertura, contou com as intervenções do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e do Presidente do Conselho Aga Khan para Portugal, Rahim Firozali.  
“Um dia especial”, nas palavras do Alto-comissário para as Migrações, porque se trouxe para Portugal uma “ideia feliz”, já experimentada noutros países europeus, “de juntar decisores de todos os setores (público, privado, sem fins lucrativos, sociedade civil) para cocriar novas abordagens para os desafios que os fluxos migratórios recentes têm apresentado à Europa e a Portugal, e de propor narrativas alternativas sobre o tema ‘migrações’”. “A partilha das melhores soluções já testadas e capazes de ser escaladas é das melhores coisas que devemos fazer quando enfrentamos um novo desafio”, sublinhou Pedro Calado.
“Por isso este evento é tão importante. Estamos num ponto de maturidade das nossas políticas públicas que nos permite dar passos consistentes. Em conjunto, convosco, creio que poderemos fazê-lo melhor”, concluiu o Alto-comissário para as Migrações.
Um propósito partilhado pelo Presidente do Conselho Aga Khan para Portugal, que realçou o compromisso de Sua Alteza o Aga Khan com a temática do pluralismo e o trabalho desenvolvido na criação de parcerias com impacto local.
Num dia que se quis também de divulgação de boas-práticas de governação integrada, de histórias de vida de pessoas migrantes e refugiadas e das melhores soluções de integração, partilharam-se as experiências nacionais e internacionais, focadas nos pontos-chave do trabalho desenvolvido nas áreas da integração e das migrações. Nesse sentido, decorreram apresentações de representantes dos municípios do Fundão, Odemira e Sintra – que, nos seus territórios, têm implementadas várias iniciativas, como Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes e Planos Municipais para a Integração de Migrantes –, da Hello Europe e da Ashoka, da Welcoming International e da Maldito Bulo.
Do palco, escutaram-se também testemunhos de quem decidiu realizar o seu projeto de vida em Portugal, como Natasha Marjanovic, Moin Ahamed, Hani Sofani e Inês Mendonça. Apresentaram-se ainda outras iniciativas: o SPEAK, programa de intercâmbio de línguas e culturas; e o restaurante Mezze, da Associação Pão a Pão, que procura desenvolver respostas sustentáveis que contribuam para a integração de pessoas migrantes e refugiadas nas comunidades locais.
Algumas das experiências expostas no período da manhã foram aprofundadas durante a tarde, através de workshops interativos, fomentando a participação ativa de todos/as os/as participantes. 

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.