Asset Publisher Asset Publisher

Índice dos Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade (IMAD)

Imagem em Destaque
Índice dos Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade (IMAD)
Novas ferramentas de sustentabilidade das políticas de integração apresentadas hoje

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) apresentou hoje, no Centro Cultural de Cascais, os resultados do Índice dos Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade (IMAD) e as novas ferramentas para a sustentabilidade das políticas locais de acolhimento e integração de imigrantes.

Representantes dos municípios, aderentes e não aderentes à Rede de Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade (RMAD), bem como respetivos parceiros nesta matéria, fizeram questão de estar presentes nesta sessão, que marcou um passo em frente para as políticas de integração de imigrantes.

As novas ferramentas, reveladas através da apresentação dos resultados globais da aplicação do IMAD em 39 concelhos, assumem aqui um papel premente na construção de Planos Municipais para a Integração de Imigrantes (PMII).

Atualmente existem 19 Planos em 21 municípios de Portugal, para o período 2015 – 2017: Alcanena, Amadora, Braga, Cascais, Figueira da Foz, Lisboa, Loulé, Loures, Lousã, Montijo, Odemira, Oeiras, Portimão, São Brás de Alportel, Seixal, Sintra, Torres Vedras/Lourinhã/Óbidos (plano intermunicipal), Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia.
 
“…Fazer de Portugal um dos melhores exemplos de integração do mundo”
 
Para o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, que abriu a sessão, “conhecer a realidade de cada município será essencial para definir as áreas com mais potencialidades, mas também as que apresentam mais fragilidades”.
Trata-se de um diagnóstico preciso e essencial para a adoção de medidas mais adequadas à realidade dos imigrantes, por forma a  “facilitar a integração”.
Na ocasião, Pedro Calado realçou a importância do IMAD para a “disseminação de práticas inspiradoras nesta área” , num dia dedicado “à partilha de ideias e ao amplo debate”.  “Fazer de Portugal um dos melhores exemplos de integração do Mundo!” é a palavra de ordem.
 
“Um projeto de felicidade”
 
Na abertura da sessão, esteve também Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, um dos municípios pertencentes à RMAD, que reafirmou o seu empenho em matéria de acolhimento de imigrantes, num contexto em que 10% da população deste município é estrangeira: “O nosso foco é fazer tudo para que os nossos imigrantes encontrem aqui um projeto de felicidade. As nossas políticas de acolhimento têm o compromisso de trabalhar no sentido de fazer com que alguém que vem de fora se sinta aqui como no seu país de origem…se sinta em casa”, destaca o autarca.
 
Diversificação dos perfis migratórios
 
A diversificação dos perfis migratórios, uma imigração diferente “com mais empreendedores e mais investidores”, trazem “novos desafios às ferramentas disponibilizadas”, afirma Gonçalo Matias, diretor do Observatório as Migrações (OM), que apresentou os resultados do IMAD, em conjunto com Susana Godinho, do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais.
 
Práticas Inspiradoras de âmbito local em Base de dados
 

Paula Moura, coordenadora do Gabinete de Apoio às Políticas Locais, sublinhou  a importância do IMAD na construção dos PMII, em companhia das representantes das câmaras municipais de Cascais, Helena Bonzinho, e de Odemira, Deolinda Seno Luís, que apresentaram o seu testemunho de boas práticas nesta matéria.

"O IMAD é uma ferramenta para o território... a intenção é que seja um ponto de partida para a construção de planos municipais para a integração de imigrantes", explicou Paula Moura, destacando a relevância, nesta matéria, de "uma estratégia concreta, assente na coesão e sustentabilidade".
Cláudia Pires, do Gabinete de Apoio às Políticas Locais, apresentou a Base de dados de Práticas inspiradoras de âmbito local, seguida dos testemunhos dos Municípios de Moita, Torres Vedras/Lourinhã, Seixal e Valongo.

A Natália Gomes, do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais, coube a apresentação do relatório estatístico decenal da integração de imigrantes em Portugal.

Num cenário de práticas inspiradoras em matéria de integração de imigrantes, Paula Moura encerrou a sessão, manifestando a sua satisfação pelos resultados e pela adesão dos municípios. “O Futuro começa aqui!”.

 

Ver toda a informação aqui

 

 

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.