Asset Publisher Asset Publisher

MEET IR 2018 reúne 19 jovens de 8 comunidades religiosas

Imagem em Destaque
MEET IR 2018 reúne 19 jovens de 8 comunidades religiosas
19 jovens de 8 comunidades religiosas reuniram-se, de 17 a 20 de julho, na aldeia histórica de Castelo Novo, no Concelho do Fundão, para o Encontro de Jovens Inter-religioso (MEET IR) 2018, promovido pelo ACM.
A ocasião foi de dinamismo e comunicação entre todos. Os jovens participaram em várias atividades cooperativas e, logo no primeiro dia de Encontro, numa tertúlia, que contou com a presença dos participantes no MEET IR de 2016. As dinâmicas de trabalho sobre multiculturalidade, interculturalidade, diálogo intercultural e inter-religioso foram uma constante durante os 3 dias.
O grupo de jovens teve a oportunidade de visitar o projeto Matriz E6G do Programa Escolhas, onde participaram na Oficina de Costura Criativa, momento em que puderam fazer a boneca “Didlidu dos Abraços”, em conjunto com as crianças e jovens do projeto. Para assinalar o Dia de Mandela, celebrado a 18 de julho, todos pintaram uma tela alusiva ao tema.
O último dia de Encontro ficou marcado pela visita à Câmara Municipal do Fundão, momento em que, numa visita guiada, os jovens puderam conhecer a história e as várias curiosidades da cidade. A Casa de Barro foi outro dos momentos altos, em que o grupo teve a oportunidade de fazer algumas figuras em barro.
 
Carta Comum MEET IR 2018 - momentos de aprendizagem e partilha
 
A assinalar o Encontro de 2018, o grupo de jovens elaborou a Carta Comum MEET IR 2018, um documento onde ficarão registadas as principais aprendizagens e experiências partilhadas.
O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, cinco representantes das comunidades religiosas, e o Vice Presidente da Câmara Municipal do Fundão, juntaram-se ao grupo, na última noite do MEET IR, para um jantar de convívio  e partilha de experiências deste encontro.
A noite terminou com um espetáculo apresentado pelos Jovens, com a síntese das aprendizagens realizadas nesta experiência, bem como o compromisso de contribuir para um mundo melhor, mais justo e mais plural.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.