Asset Publisher Asset Publisher

Migrantes e Pessoas Refugiadas - ACM lança novas "ferramentas" online de apoio

Imagem em Destaque
Migrantes e Pessoas Refugiadas - ACM lança novas "ferramentas" online de apoio
A assinalar o Dia Mundial das Pessoas Refugiadas, o ACM lançou esta quarta-feira, dia 20 de junho, na Casa do Futuro do Museu das Comunicações, em Lisboa, dois novos canais de comunicação, interação e participação, para facilitar o acesso dos migrantes e pesssoas refugiadas aos serviços promovidos pelo instituto: a app MY CNAIM e a Plataforma Fórum Migrante. A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, que apresentou as duas novas “ferramentas” online.
Para a Secretária de Estado, estas “novas ferramentas representam bem a forma como caminhamos no sentido de encontrar soluções para melhorar a vida das pessoas que nos procuram”. Para Rosa Monteiro, esta é também uma forma de apostar na participação e proximidade, em cooperação com a sociedade civil, numa ótica de facilitar o acesso à informação.
A My CNAIM e a Fórum Migrante, ambas medidas Simplex +, foram desenvolvidas numa lógica de atendimento integrado e estão operacionais nas línguas portuguesa, inglesa e árabe. A app My CNAIM já está disponível nas lojas da Google e Apple, com a designação Mycnaim e a Plataforma Fórum Migrante está acessível em https://forummigrante.acm.gov.pt/.
 
Mais informação e proximidade
 
A My CNAIM é uma aplicação móvel onde migrantes, cidadãos/aos da EU e pessoas refugiadas podem aceder a informações diversas, como processo de regularização documental, habitação, saúde, educação, reconhecimento de habilitações académicas, entre outras informações relevantes sobre Portugal. Disponível para os sistemas operativos IOS e Android,  esta niva “ferramenta” disponibiliza igualmente, através do sistema de georreferenciação, vários locais/serviços como os Centros Nacionais e Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM e CLAIM, respetivamente), associações de imigrantes, gabinetes de inserção profissional, associações de pessoas refugiadas, entre outros.
 
A Já a Fórum Migrante é uma plataforma on-line que permite a todos/as os migrantes e refugiados/as interagir com os serviços do Instituto, promovendo uma maior proximidade e o esclarecimento de dúvidas. O fórum está acessível em https://forummigrante.acm.gov.pt/.
 
Acolhimento e Integração em Portugal
 
O evento terminou com a comunicação “Refugees Worlwide – Global Perspectives”, de Uma A. Segal, Professora de Serviço Social na University of Missouri – St. Louis. Uma intervenção centrada no acolhimento e integração de pessoas refugiadas em Portugal,
Uma A. Segal encontra-se em Portugal a trabalhar sobre o tema “Trabalho e Avaliação de Competências para Refugiados”, ao abrigo do Programa Fulbright Specialists (FSP), que permite o desenvolvimento de projetos de curta duração no âmbito do ensino, consultoria e investigação, efetuados por especialistas (professores, investigadores e profissionais) americanos em instituições portuguesas de ensino superior, governamentais, não-governamentais e centros de investigação.
A aplicação móvel e a plataforma on-line foram desenvolvidas no contexto do projeto My CNAIM, cofinanciado pelo Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA 2020)  e pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
 

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.