Asset Publisher Asset Publisher

Novo Gabinete de Apoio às Vítimas de violência doméstica e/ou de práticas tradicionais nefastas no CNAIM Algarve

Imagem em Destaque
Novo Gabinete de Apoio às Vítimas de violência doméstica e/ou de práticas tradicionais nefastas no CNAIM Algarve
O Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) Algarve tem a funcionar, a partir desta segunda-feira, 15 de novembro, um Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) de violência doméstica e/ou de práticas tradicionais nefastas, designadamente a mutilação genital feminina (MGF) e os casamentos infantis, precoces e forçados.
A violência contra as mulheres e a violência doméstica são transversais a toda a sociedade; no entanto, as mulheres migrantes e descendentes de migrantes encontram-se em situação de vulnerabilidade acrescida. Para além disso, as práticas tradicionais nefastas, designadamente a MGF, constitui uma violação dos direitos humanos baseada na desigualdade de género, que limita a autodeterminação de meninas e mulheres, privando-as do seu direito à integridade física e psicológica.
A abertura deste gabinete, que sucede ao GAV inserido no CNAIM Lisboa, inaugurado a novembro de 2020, e ao GAV no CNAIM Norte, inaugurado a fevereiro de 2021, resulta de um trabalho conjunto entre o ACM, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a Associação para o Planeamento da Família (APF). O GAV no CNAIM do Algarve funcionará  em colaboração com a Associação Doina Algarve, e vem alargar esta resposta integrada e de proximidade através de atendimento especializado, garantindo também informação e encaminhamento personalizado às pessoas migrantes e descendentes no Sul do país.
Estes três espaços vêm reforçar a rede de apoio às vítimas de violência doméstica e/ou de práticas tradicionais nefastas, conforme preconizado no Plano de Ação para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica, da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 "Portugal + Igual". A abertura destes Gabinetes de Apoio à Vítima integram as medidas do Plano Anual para a Igualdade 2021 do ACM, I.P.
Contactos para agendamento de atendimento:
Telefone (Linha de Apoio a Migrantes): 21 810 61 91| 808 257 257
Mais informações sobre a abertura dos GAV disponíveis em:

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.