Asset Publisher Asset Publisher

Observatório das Comunidades Ciganas promoveu Seminário Internacional em Braga

Imagem em Destaque
Observatório das Comunidades Ciganas promoveu Seminário Internacional em Braga

19/12/2022

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), em parceria com a Associação Ribaltambição e com o cofinanciamento do Conselho da Europa, organizou o Seminário Internacional “Políticas Públicas, Conhecimento Científico e Participação Cívica das Pessoas Ciganas”, nos dias 14 e 15 de dezembro, no Instituto de Educação da Universidade do Minho.

A sessão contou com a participação do Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, José Reis, entre vários conferencistas internacionais nomeadamente Iulius Rostas (Dortmund University of Applied Sciences/University of Stuttgart), David Smith (Anglia Ruskin University, UK), Nadir Redzepi (Institut for Social Change, North Macedonia), Béla Kardon e Éva Gáti (RCISD, Hungary). 

Esta iniciativa visou promover a reflexão teórica empiricamente sustentada e o diálogo entre a academia, os decisores políticos, as Organizações Não-Governamentais e as pessoas ciganas, consubstanciando-se na intervenção de académicos/as, decisores políticos, presidentes de organizações da sociedade civil de várias origens étnico-culturais e pessoas individuais com experiência profissional relevante nas temáticas do Seminário. Os conferencistas convidados permitiram ter uma perspetiva internacional de comparação sobre a implementação das Estratégias Nacionais para a Integração das Comunidades Ciganas, assim como sobre as condições de vida e de escolaridade da população Roma na Europa.

Destaca-se momento de entrega do Prémio ObCig “Pessoa de Mérito” à família de Fernando Moital (Prémio 2021) e Bruno Gonçalves (Prémio 2022), distinguidos pelo seu contributo relevante para a promoção da diversidade cultural, do combate à discriminação em razão da origem étnica e da integração das pessoas ciganas residentes em território português. De relevar ainda o Painel em torno dos resultados de projetos de investigação internacionais e os dois painéis envolvendo representantes de Municípios e Mediadores Interculturais sobre as dinâmicas de participação local.

Notícia relacionada:

Seminário Internacional “Políticas Públicas, Conhecimento Científico e Participação Cívica das Pessoas Ciganas”


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.