Asset Publisher Asset Publisher

Portugal é o país da UE com menores taxas de violência e vitimização motivadas pelo racismo

Imagem em Destaque
Portugal é o país da UE com menores taxas de violência e vitimização motivadas pelo racismo
O novo relatório da FRA (Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia) – “Being Black in the EU” , que envolveu 5.803 imigrantes e descendentes de imigrantes de descendência africana, em 12 Estados Membros da UE, apresenta dados globalmente positivos sobre Portugal, particularmente, ao nível da reduzida taxa de violência e vitimização motivadas pelo racismo e da integração no mercado de trabalho.
No domínio laboral, Portugal merece igual destaque, sendo o Estado Membro que apresenta a taxa de trabalho com rendimentos mais elevados (76%) e em que mais mulheres estão inseridas no mercado de trabalho (65%). Portugal é, aliás, o único país incluído neste inquérito que demonstra uma taxa de trabalho remunerado mais elevada que a taxa de emprego para a população geral.
Neste estudo, Portugal revela-se também como o país da UE onde os não-nacionais demonstram uma elevada taxa de emprego remunerado (77% face à média de 63% dos restantes países).
Dos resultados que sugerem a necessidade de reforço do trabalho em desenvolvimento, prendem-se com o número de jovens que não estão nem a trabalhar nem a estudar ou em formação (23%) – a título comparativo, na Áustria esta percentagem sobe para 76%. 21% dos inquiridos em Portugal revelaram ainda alguns problemas ao nível da habitação.
Este relatório da FRA baseou-se na análise das respostas de 5.803 imigrantes africanos e seus descendentes, em 12 Estados Membros da UE (Alemanha, Áustria, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Portugal, Reino Unido e Suécia), e surge na sequência do estudo EU-MIDIS II promovido pela mesma Agência que entrevistou 25.515 pessoas de diferentes minorias étnicas e imigrantes em todos os 28 Estados Membros da União Europeia.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.