Asset Publisher Asset Publisher

PPUE 2021: Primeira reunião do Grupo de Trabalho IMEX/Integração

Imagem em Destaque
PPUE 2021: Primeira reunião do Grupo de Trabalho IMEX/Integração
Realizou-se, na manhã desta sexta-feira, dia 5 de março, a primeira reunião do Grupo de Trabalho Integração, Migração e Expulsão (IMEX)/Integração sob a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) 2021. A Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, presidiu o encontro, que contou com a participação de todos os Estados-Membros da União Europeia. A delegação nacional foi assegurada por representantes do ACM e do SEF.
A prioridade para as questões da integração na Agenda da União Europeia é um dos compromissos a que Portugal pretende dar voz durante a sua Presidência. A retoma deste Grupo de Trabalho, promovida por Portugal com esse objetivo, mereceu o agradecimento e a nota positiva de vários Estados-Membros.
Na reunião foram apresentadas as intervenções dos Estados-membros da União Europeia em termos de integração das pessoas migrante e refugiadas, destacando-se algumas dimensões comuns:
. Inserção no mercado de trabalho e promoção da empregabilidade;
. Promoção da aprendizagem da língua, aliada também a orientação cívica e cultural;
. Mentoria e acompanhamento psicossocial;
. O papel muito relevante das autoridades regionais e locais no acompanhamento das questões de integração, bem como das entidades da sociedade civil;
. Os efeitos evidentes da pandemia na integração bem como a adoção de um conjunto de medidas de mitigação;
. O processo conjunto, envolvendo migrantes e nacionais, com investimento e participação ativa de ambas as partes;
. As Estratégias Nacionais e Planos de Ação no âmbito da Integração que alguns Estados-Membros têm em implementação.
A sessão incluiu ainda uma apresentação, por parte da Comissão Europeia – DG Home, do Plano de Ação sobre Integração e Inclusão 2021-2027, uma iniciativa cuja importância foi enfatizada por vários Estados-Membros.
Nos próximos três meses, serão vários os eventos, promovidos pela Presidência Portuguesa, que darão seguimento a esta discussão.
Consulte e acompanhe esta e outras informações sobre a PPUE 2021 relacionada com a área de atuação do ACM em www.acm.gov.pt/-/ppue2021

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.