Asset Publisher Asset Publisher

Projeto CNAIM Móvel arranca em Alfundão

Imagem em Destaque
Projeto CNAIM Móvel arranca em Alfundão
No âmbito da simplificação administrativa, da facilitação da vida dos/das cidadãos/ãs na sua relação com a Administração e numa lógica de maior proximidade com os/as cidadãos/ãs migrantes nas comunidades locais e disseminação do trabalho desenvolvido nos Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), o ACM criou uma nova medida Simplex - CNAIM Móvel, com o objetivo de implementar um serviço móvel de atendimento do CNAIM em locais onde não exista a presença física deste Centro. A primeira ação do CNAIM Móvel realizou-se no dia 29 de março, em Alfundão, no concelho de Ferreira do Alentejo, em presença da  Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes, e do Vereador José Guerra.
A criação do CNAIM Móvel surge da necessidade de consolidação das respostas às preocupações constatadas no contacto com as instituições locais, no sentido de uma maior proximidade às populações imigrantes, permitindo o contacto direto com as diferentes questões que poderão ser levantadas, em áreas tão diversas como a regularização da permanência em território nacional, reagrupamento familiar, acesso à nacionalidade portuguesa, saúde, educação, entre outras.
Atendimento local realizado por equipa especializada
Esta iniciativa visa assim o atendimento, esclarecimento e encaminhamento dos/as cidadãos/ãs migrantes residentes em diferentes regiões de Portugal, de forma a complementar o trabalho desenvolvido pelos CNAIM e CLAIM, em parceria com os municípios e juntas de freguesia que detetem e identifiquem a necessidade de preencher as lacunas de informação no seio das comunidades migrantes e/ou ampliar ou reforçar as respostas a estas comunidades. O atendimento local dos/as cidadãos/ãs migrantes, realizado em cooperação com as organizações locais aderentes, será da responsabilidade de uma equipa especializada.
O CNAIM Móvel tem à sua disposição uma carrinha móvel, munida de computadores portáteis com acesso à internet e ao sistema de atendimento dos CNAIM, disponibilizando toda a informação aos/às destinatários/as em formato digital.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.