Asset Publisher Asset Publisher

REFUTUR em Lisboa – 23 formandos/as recebem certificados

Imagem em Destaque
REFUTUR em Lisboa – 23 formandos/as recebem certificados
O ACM promoveu esta quarta-feira, dia 17 de julho, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a sessão de entrega de Certificados do Curso REFUTUR – Projeto de Capacitação em Turismo, às 23 pessoas imigrantes e refugiadas, na sua maioria oriundos/as de Angola, Somália, Síria, Brasil, Nepal e Jamaica, que concluíram com sucesso esta  formação.
 O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e a Diretora e Coordenadora de Formação do Turismo de Portugal, Ana Paula Pais, abriram a cerimónia, com a entrega dos certificados a ser realizada pela Diretora desta Escola de Hotelaria, Ana Moreira, e pelo Diretor do Departamento de Relações Internacionais, Política Migratória e Captação de Migrantes, do ACM, Vasco Malta.
Esta Capacitação em Turismo, realizada em Lisboa, entre os meses de fevereiro e maio, incluiu duas vertentes: a de Restauração, em que participaram nove formandos/as, dos/as quais 5 pessoas refugiadas e 4 pessoas imigrantes, e a de Alojamento, onde participaram no total 14 pessoas refugiadas.
No Curso de Restauração, dos/as 9 formandos/as finalistas da ação, 7 serão já encaminhados/as para estágio. Dois dos/as alunos/as não seguirão para essa fase, pois já se encontram a trabalhar. No Curso de Alojamento, 13 dos formandos/a serão colocados/as em estágio, encontrando-se uma pessoa já em situação de trabalho efetivo. Os estágios arrancarão no início do mês de agosto.
O Alto-comissário para as Migrações não deixou de manifestar a sua satisfação pelo “balanço positivo” desta ação de capacitação e de congratular os/as formandos/as pelo facto de terem concluído o curso com sucesso.
“Para mim, foi uma porta que se abriu”
“O futuro ganhou uma nova cor”, diz Shanice, que frequentou o Curso de Alojamento. Tem 27 anos de idade, veio da Jamaica e não esconde a felicidade por ter concluído um curso que lhe abriu novas perspetivas de vida: “Os formadores foram especiais e fizeram o seu trabalho com amor. Estou orgulhosa de mim e de todos”, acrescentou.
A culinária é a grande paixão de Maher Al Araj, aluno do Curso de Restauração. Natural da Síria, o jovem ganhou especial gosto por algumas iguarias portuguesas, nomeadamente o Pastel de Nata. Os Pratos de Camarão são os que mais gosta de confecionar. Também para Sandra Domingos, angolana, de 30 anos, “a hotelaria é uma grande paixão” e significa também “um futuro profissional”.
“Crescer profissionalmente nesta área do Alojamento” é a meta principal de Lablond. Natural de Angola, tem 29 anos, e muitos sonhos para concretizar. "Para mim, este curso foi uma porta que se abriu”, revela.
Chandan Thakur, natural do Nepal, tem 28 anos, e a participação no Curso de Restauração representou não só “um passo em frente para novas oportunidades”, mas também uma forma de aprender a trabalhar em equipa. Além de um futuro profissional, veio também a amizade entre os/as alunos/as: “Somos uma boa equipa. Todos queremos fazer alguma coisa por este país”, realçou.
No próximo dia 24 de julho, irá decorrer a sessão de entrega de certificados do curso realizado na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, que decorreu de janeiro a março, apenas na vertente Restauração. Esta ação, contrariamente à de Lisboa, integrava já o estágio. Finalizaram o curso, 11 mulheres imigrantes, três delas já contratadas pelas empresas após o estágio. Duas das formandas foram ainda referenciadas pelos hotéis onde concluíram o estágio às empresas de outsourcing que com eles colaboram.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.