Asset Publisher Asset Publisher

Secretária de Estado para a Integração e as Migrações e ACM inauguram estruturas locais de apoio à integração de migrantes no Norte do país

Imagem em Destaque
Secretária de Estado para a Integração e as Migrações e ACM inauguram estruturas locais de apoio à integração de migrantes no Norte do país
A Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) inauguram quatro estruturas locais de apoio à integração de migrantes, reforçando a reposta integrada e de proximidade à população migrante e seus descendentes residentes no Norte do País, nomeadamente, em matéria de acesso ao emprego.
Na terça-feira, dia 25 de maio, foram inaugurados os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) Imigrante de Vila Nova de Gaia e da Maia, e o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Matosinhos, na presença do Vogal do Conselho Diretivo do ACM, José Reis. Estes dois novos GIP Imigrante resultam, respetivamente, de protocolos de cooperação entre o ACM, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a ASI – Associação Solidariedade Internacional e a Socialis – Associação de Solidariedade Social, e vão funcionar nas sedes de cada uma das entidades. O CLAIM Matosinhos decorre de uma parceria oficializada entre o ACM e o Munícipio, estando instalado no edifício da autarquia.
Já esta quarta-feira, dia 26 de maio, é inaugurado o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) Imigrante na delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP Braga), que resulta também da cooperação entre esta entidade, o ACM e o IEFP. O momento, que conta com presença da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, inclui ainda a assinatura de um protocolo de cooperação entre a CVP Braga e o Agrupamento de Escolas André Soares que visa promover a aprendizagem da Língua Portuguesa por pessoas migrantes.
Ainda em Braga, a Alta-Comissária para as Migrações vai formalizar o protocolo de cooperação entre o ACM e a Adolescere – Associação de Apoio à Criança e Adolescente, IPSS, estabelecido no âmbito do acolhimento de refugiados, destacando-se o desenvolvimento de uma resposta especializada para famílias monoparentais e jovens.
A expansão da Rede GIP Imigrante, de 11 para os atuais 21 gabinetes em todo o país, é uma das medidas do Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações, que decorre da cooperação instituída entre o ACM, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), municípios, associações de imigrantes e entidades da sociedade civil, com o objetivo de apoiar as pessoas migrantes na definição e desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
Com o CLAIM Matosinhos, a Rede CLAIM alcança os 118 centros instalados em território nacional, aos quais se somam os três Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), em Lisboa, no Porto e em Faro.
 
Fotografia: Câmara Municipal de Matosinhos

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.