Asset Publisher Asset Publisher

Sessão comemorativa dos 20 Anos do Observatório das Migrações (OM) e Lançamento do "Relatório Estatístico Anual"

Imagem em Destaque
Sessão comemorativa dos 20 Anos do Observatório das Migrações (OM) e Lançamento do "Relatório Estatístico Anual"

19/12/2022

O Observatório das Migrações (OM) e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) promoveram esta segunda-feira, dia 19 de dezembro, as Jornadas OM, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Migrantes e dos 20 Anos do OM.

No evento, que contou com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, foi lançado o “Relatório Estatístico Anual – Indicadores de Integração de Imigrantes 2022” de Catarina Reis Oliveira, Diretora do OM.

Através da análise de mais de 300 indicadores refletidos em quinze dimensões relativas à permanência e integração de cidadãos estrangeiros no país, o relatório reforça a importância vital das migrações na sociedade portuguesa, nomeadamente pelo contributo ativo para a sustentabilidade do estado social, tendo os cidadãos estrangeiros contribuído com 968 milhões de euros para o sistema de Segurança Social português em 2021, um ano fortemente marcado pela situação pandémica.

Este relatório integra a Coleção Imigração em Números do OM e é igualmente um contributo fundamental para a concretização da medida 1 do Plano Nacional de Implementação do Pacto Global para as Migrações.

Neste evento, e no âmbito da celebração do 20.º aniversário do OM, ocorreram três painéis de debate que fizeram uma retrospetiva dos 20 anos do OM no estímulo à monitorização estatística, à produção de conhecimento e no diálogo com as políticas públicas na vertente das migrações.

O “Relatório Estatístico Anual – Indicadores de Integração de Imigrantes 2022” e o respetivo sumário podem ser consultados em https://www.om.acm.gov.pt/publicacoes-om/colecao-imigracao-em-numeros/relatorios-anuais.


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.