Lista de Conteúdos (Asset Publisher) Lista de Conteúdos (Asset Publisher)

"A mediação intercultural é uma ferramenta fundamental”

Imagem em Destaque
"A mediação intercultural é uma ferramenta fundamental”
“A mediação intercultural é uma ferramenta fundamental para promover espaço de interação positiva, de conhecimento mútuo, entre a diversidade de que são feitas as nossas sociedades", afirmou a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, no Lançamento do Projeto de Mediação Intercultural que decorreu esta quarta-feira, dia 20 de março, no Palácio Baldaya, em Lisboa.
Na presença do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, de mediadores e de representantes dos municípios, das entidades parceiras e da academia, Rosa Monteiro sublinhou que "a Mediação Intercultural é um mecanismo fundamental para envolver protagonistas locais na capacitação das comunidades para o acesso aos serviços públicos e privados, para a melhoria das suas condições de vida, para a promoção da sua integração e para o aprofundamento de relações sociais positivas em contextos multiculturais”.
No âmbito do projeto, agora lançado, foram constituídas 12 Equipas de Mediação Intercultural, cada uma incluindo entre dois a cinco elementos, num total de 42 mediadores/as provenientes de comunidades ciganas e migrantes a que se somam os oito pelo programa ROMED, especificamente para as pessoas ciganas, e também os projetos de mediação desenvolvidos através do Programa Escolhas, do ACM.
As novas equipas de mediação são coordenadas localmente pelos municípios e a sua intervenção visa apoiar os processos de integração das comunidades mais vulneráveis e contribuir para a coesão social, a melhoria da qualidade de vida e a convivência intercultural.
No fundo, pretende-se que os/as mediadores/as sejam pontos focais, criadores de redes de parceria, para, na proximidade, “procurar sanar ressentimentos, estabelecer pontes, diálogos, e propostas essencialmente de resolução dos problemas numa lógica de igualdade e de eliminação de assimetrias", frisou a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
Na primeira mesa redonda, dedicada aos desafios da Mediação Intercultural, participaram representantes de cinco dos 12 municípios envolvidos na intervenção junto das comunidades – o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Moura, Lurdes Balola, e das coordenadoras das equipas dos municípios de Castelo Branco, Porto e Águeda, Fátima Santos, Carla Oliveira e Dina Calado – e as suas intervenções foram resumidas nas palavras-chave: acreditar, empatia, ser capaz, entreajude e esperança.
“Confiança” foi a palavra escolhida por Olga Mariano, Presidente da Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas, para iniciar a segunda mesa redonda com o tema “A importância da Mediação Intercultural” e com moderação da Coordenadora do Núcleo para o Diálogo Intercultural do ACM, Cristina Rodrigues. Ao testemunho de Olga Mariano juntaram-se os da representante da Associação Sol do Ave, Maria José Afonso, e das professoras da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI), Elisabete Pinto da Costa e Ana Maria Silva, concluindo-se que a importância da Mediação Intercultural reside na promoção de contextos de convivência e interação positiva, construtiva e sustentável.
A Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade do ACM, Luísa Ferreira Malhó, moderadora da primeira mesa redonda, fechou a sessão com o repto “ser capaz de acreditar, com empatia, com entreajuda e sem nunca perder a esperança”.
O Projeto de Mediação Intercultural foi criado no âmbito do Plano Estratégico para as Migrações (PEM), em particular do previsto na medida 15 – a reestruturação do projeto de colocação de mediadores, a revisão dos projetos de mediação do ACM com a criação de um programa integrado de maior alcance –, e a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013-2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2013), que prevê, na Prioridade 12, “generalizar, a médio prazo, o Projeto Mediadores Municipais” e a concretização através da implementação do Projeto em novos Municípios.

Related Articles Related Articles

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.