Lista de Conteúdos (Asset Publisher) Lista de Conteúdos (Asset Publisher)

ACM e AMUCIP promovem II Encontro “Círculos de Fala de Mulheres Ciganas”

Imagem em Destaque
ACM e AMUCIP promovem II Encontro “Círculos de Fala de Mulheres Ciganas”
O ACM e a Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP) realizaram esta quarta-feira, dia 18 de setembro, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, o II Encontro “Círculos de Fala de Mulheres Ciganas”. A ocasião teve sala cheia e contou com as intervenções da Presidente da AMUCIP, Noel Gouveia, e de Carolina Leão, também desta associação, da Vereadora da autarquia, Manuela Calado, e da representante do ACM, Marisa Horta.
Este é o segundo encontro de um ciclo de Círculos de Fala a decorrer no presente ano de 2019, em vários municípios do país, e tem como objetivo juntar mulheres ciganas de várias faixas etárias e promover a sua capacitação através da partilha de expetativas, desafios e experiências. Trata-se de dar vez e voz às mulheres que são as grandes agentes de mudança nas suas vidas e nas das suas famílias e comunidades. Estas tertúlias são organizadas e dinamizadas pelas associações de mulheres ciganas, com o apoio do ACM.
O I Encontro decorreu em abril de 2019, no CNAIM de Lisboa, por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, e juntou cerca de 20 mulheres de 20 a 60 anos. A segunda edição da iniciativa pretende levar as jovens ciganas do Bairro Alfredo Bensaúde, em Lisboa, da Associação Mulheres sem Fronteiras, a juntar-se às mulheres da AMUCIP no Seixal.
O ACM tem por missão colaborar na definição, execução e avaliação das políticas públicas, transversais e setoriais em matéria de integração de migrantes e grupos étnicos, em particular as comunidades ciganas, e esta iniciativa enquadra-se no objetivo de promoção da igualdade entre mulheres e homens nas medidas de integração de pessoas ciganas inscrito na Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC 2013-2022).

Related Articles Related Articles

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.