Lista de Conteúdos (Asset Publisher) Lista de Conteúdos (Asset Publisher)

ACM promove empreendedorismo de pessoas refugiadas e migrantes

Imagem em Destaque
ACM promove empreendedorismo de pessoas refugiadas e migrantes
Com vista à integração de pessoas migrantes e refugiadas no mercado de trabalho, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P., continua a dinamizar ações de formação na área do empreendedorismo, através do PEI – Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante e por via do REFUJOBS. No âmbito destes cursos, os produtos e ideias de negócio têm oportunidade de ser testados numa montra experimental, a POP-UP Store.
Antigas/os e atuais formandas/os estiveram reunidos, no dia 5 de julho, no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa para uma troca de experiências e entrega de diplomas às/aos empreendedoras/es que frequentaram o anterior curso do PEI “Apoio à Criação de Negócio”. A sessão contou ainda com uma visita à mostra de produtos POP-UP Store, que decorreu entre 3 e 6 de julho.
2.ª ação de formação de empreendedorismo REFUJOBS
O Alto Comissariado para as Migrações, I.P., encontra-se a dinamizar a segunda edição da iniciativa de capacitação de pessoas refugiadas, no âmbito do REFUJOBS, com o objetivo de prestar apoio no desenvolvimento de projetos que conduzam à criação do próprio emprego em Portugal.
A decorrer no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa desde 21 de junho, esta atividade é frequentada por 10 participantes, sendo conduzida por um formador especializado na área do empreendedorismo e acompanhada em sala de aula por uma tradutora de português/árabe.
Esta ação segue a metodologia do PEI – Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante, que integra um curso de “Apoio à Criação de Negócios” – 10 sessões coletivas semanais e sessões individuais de 30 minutos – e também o apoio técnico necessário posterior à conclusão do curso. Todos os materiais didáticos, como o “Dossier do Empreendedor”, têm tradução em árabe.
Produtos colocados à prova na POP-UP Store
No âmbito destas formações, o espaço Janela Intercultural do CNAIM de Lisboa recebeu, entre 3 e 6 de julho, mais uma edição da loja POP-UP, que serve de espaço de experimentação aos negócios que as/os empreendedoras/es pretendem colocar em marcha. Neste contexto de contacto privilegiado com o mercado, numa conjuntura real, dá-se espaço a possíveis ajustes de conceitos e produtos antes da formalização dos negócios.
Esta edição da POP-UP Store contou com a participação de seis projetos empreendedores com artigos na área do artesanato e da gastronomia, entre os quais, brigadeiros gourmet, bolachas sírias, falafel, e outros produtos da cozinha árabe.
Entrega de diplomas
Por forma a assinalar a conclusão dos dois primeiros cursos do PEI “Apoio à Criação de Negócio”, que tiveram lugar entre janeiro e março de 2018, em horário laboral e pós-laboral, o ACM, I.P., através do Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM) aproveitou a ocasião para reunir atuais e antigas/os formandas/os, numa sessão de entrega de Diplomas e Cartas de Recomendação.
Numa perspetiva de partilha de experiências, as/os empreendedoras/es deram a conhecer ao grupo atualmente em formação as suas ideias e produtos, bem como os percursos decorridos rumo à implementação dos negócios. Em discussão estiveram ideias de negócio relacionadas com a área da restauração, a produção de uma cerveja artesanal ou a gestão de espaços afetos ao alojamento local, entre outros.

Related Articles Related Articles

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.