Alto Comissariado para as Migrações - Organismo intermédio do Programa Operacional Potencial Humano

Delegação de competências do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) no Alto Comissariado para as Migrações (ACM), enquanto organismo intermédio.
O Alto comissariado para as Migrações tem por missão colaborar na conceção, execução e avaliação das políticas públicas, transversais e sectoriais, relevantes para a integração dos imigrantes e das minorias étnicas, bem como promover o diálogo entre as diversas culturas, etnias e religiões.
O ACM enquadra, entre as suas atribuições, a de favorecer a aprendizagem da língua portuguesa e o conhecimento da cultura portuguesa por parte dos imigrantes, tendo em vista a sua melhor integração na sociedade portuguesa.
 
O Plano Estratégico para as Migrações (PEM), aprovado em Resolução do Conselho de Ministros nº 12-B/2015 de 20 de março e coordenado pelo ACM, engloba, por seu turno, a importância da aprendizagem da língua enquanto fator de integração na sociedade de acolhimento.
 
Em parceria com entidades públicas e privadas, o ACM desenvolve um conjunto de serviços dirigidos aos imigrantes, permitindo um contacto diário e privilegiado com esta população.
Ao ACM compete também, a dinamização de redes de parceiros e de projetos de intervenção social, nomeadamente em articulação com as Associações representativas dos imigrantes e seus descendentes, a quem o ACM  presta apoio técnico e financeiro para a execução das suas atividades, promovendo o reconhecimento de representatividade.
 
A aplicação da delegação de competências no ACM, no que respeita à Tipologia de Intervenção "Formação em Língua Portuguesa para Estrangeiros", permitirá, desta forma, potenciar o fomento da informação com vista à plena participação dos destinatários daquela Tipologia de Intervenção.
 
 

Contactos Contactos

Alto Comissariado para as Migrações - ACM, IP
R. Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
  • Telefone:(+351) 218106100
  • Fax:(+351) 218106117

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.