Clima/ Património Natural / Demografia

Portugal Clima, Património Natural, Demografia

É do conhecimento geral que o sol traz felicidade. Os cerca de 300 dias de sol que todos os anos  inundam Portugal de luz ajudam a explicar o sucesso do país enquanto destino turístico. Para uma permanência prolongada existem propósitos mais fortes, como a procura de melhores condições de vida e de trabalho. A qualidade dos tempos de lazer revela-se, no entanto e cada vez mais, um fator a ter conta.

Praias paradisíacas, esplanadas convidativas e um património natural riquíssimo são apenas alguns dos encantos que Portugal tem para oferecer.

Recentemente foram eleitas as 7 maravilhas naturais de Portugal, sendo as vencedoras: a Floresta Laurissilva na ilha da Madeira, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, as Grutas de Mira de Aire, a Lagoa das Sete Cidades, o Portinho da Arrábida, a Ria Formosa e a Paisagem Vulcânica do Pico. Vale a pena admirá-las e ainda descobrir muitas outras.

Simpáticos, atenciosos, descontraídos, criativos, acolhedores: é assim que os portugueses são vistos pelos estrangeiros a viver no país.

A população em Portugal é de 10.562.178, entre os quais cerca de 401 mil imigrantes. Este número corresponde a 3,8% da população, grande parte em idade ativa e a contribuir para o aumento da natalidade do país. O perfil dos imigrantes tem vindo a alterar-se nos últimos anos com o aumento da vinda de estudantes.

Por outro lado, verificou-se um aumento do número de descendentes de imigrantes nascidos em Portugal que adquiriram nacionalidade portuguesa. Esta condição só foi possível graças a alterações na Lei da Nacionalidade, efetivadas em 2006, que facilitaram o acesso à cidadania nacional. O enquadramento legal português é hoje reconhecido a nível internacional como um exemplo na integração de imigrantes.

Portugal encara as migrações como parte de uma estratégia de valorização e crescimento económico. Através da gestão do talento e do estímulo à mobilidade, o país reforça e promove o contributo das populações migrantes, com o objetivo de tornar Portugal um país mais competitivo e tolerante.


Artigos relacionados Artigos relacionados