Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM)

Os Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), criados em 2004, respondem a diferentes assuntos ou dificuldades sentidos pelas pessoas migrantes, no seu processo de integração em Portugal. As diferenças culturais, organizacionais e legislativas, a par da quantidade de serviços diferentes, aos quais os migrantes têm de recorrer, levaram o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) a criar um local que reunisse, num mesmo espaço, diferentes serviços, instituições e gabinetes de apoio aos migrantes.
Atualmente, existe um Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) no Norte, em Lisboa, em Beja e no Algarve, este último localizado na Loja do Cidadão, como posto de atendimento.
 
Os Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) são compostos por diferentes gabinetes, uns da responsabilidade do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), outros da responsabilidade de outros organismos públicos..
Estreita colaboração entre Gabinetes e Serviços
Todos os gabinetes e serviços trabalham em estreita colaboração. Concentrados num espaço físico comum visam, de forma completa e integrada, prestar apoio, informação, encaminhamento, aconselhamento e, por vezes, desenvolver atividades de mediação, nas questões, assuntos e problemas que são colocados pelas pessoas.
Os CNAIM são estruturas dinâmicas, caracterizados pela constante adaptação dos procedimentos, métodos de trabalho e de funcionamento, de modo a responder adequadamente às necessidades sentidas pelas pessoas que os procuram.

 

Os CNAIM proporcionam o atendimento nas seguintes línguas e dialetos:

  • português
  • alemão
  • árabe
  • bangla
  • bielorusso
  • crioulo da Guiné-Bissau
  • crioulo de Cabo Verde
  • espanhol
  • francês
  • fula
  • gujarati
  • hindi
  • inglês
  • italiano
  • mandarim
  • mandinga
  • moldavo
  • polaco
  • romeno
  • russo
  • tâmil
  • ucraniano
  • urdo
  • urdu
  • wolof

Nas situações em que a pessoa apenas fala um idioma que não é dominado por nenhum dos trabalhadores que exercem funções no CNAIM existe a possibilidade de se recorrer ao Serviço de Tradução Telefónica (STT), que cobre 69 idiomas e dialetos.

 
Em 2004, o ACM, então Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), abre dois Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante (CNAI), um em Lisboa e outro no Porto, criados no seguimento da constatação de diversas dificuldades enfrentadas pelos imigrantes no seu processo de integração.

Na altura, foi identificada uma grande complexidade na interação dos imigrantes com diferentes Serviços Públicos, situados em diversos locais, com modos de funcionamento distintos e, por vezes, com incompatibilidade de horários.

Outra dificuldade sentida por uma grande parte dos imigrantes em Portugal era a da comunicação, quer pelas diferenças linguísticas, quer por diferenças culturais.

Considerando o sucesso comprovado da Loja do Cidadão, e para congregar e fazer cooperar, dentro de um mesmo espaço e com idêntica filosofia de funcionamento, os vários Serviços que se relacionam com a imigração, seguindo modelo One-Stop-Shop, os CNAIM abriram, estando disponíveis os seguintes serviços públicos: Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Segurança Social, Autoridade para as Condições do Trabalho (na altura Inspeção-Geral do Trabalho), Extensão da Conservatória dos Registos Centrais (IRN, I.P.), Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Em parceria com a sociedade civil (associações de imigrantes e organizações não governamentais), foram disponibilizados outros serviços, inovadores, que correspondessem às necessidades concretas dos imigrantes, e complementares ao trabalho das demais organizações públicas disponíveis nestes centros. Foram criados, por exemplo, gabinetes de apoio ao emprego, ao reagrupamento familiar, apoio jurídico, apoio social, mas também um gabinete de informações gerais, tendo conhecimentos transversais de várias áreas e realizando encaminhamentos sendo que há necessidade de um atendimento especializado.

Os migrantes que se dirijam ao CNAIM podem encontrar, num mesmo espaço, diferentes instituições públicas e gabinetes de apoio, criados com o objetivo de resolverem, numa mesma visita, as diversas questões relacionadas com a sua integração em Portugal, ou contar com uma equipa que facilmente se relaciona com as repostas disponíveis localmente e que relevam para o acolhimento e a integração dos migrantes.

Procura-se investir numa gestão de espaço que privilegie uma estadia confortável e um fluxo funcional, no atendimento por mediadores interculturais, eles próprios, muita vezes, imigrantes, permitindo uma ponte cultural, linguística e afetiva com os clientes.

O projeto do CNAIM foi distinguido em 2005, com o 1.º lugar do Prémio Boas Práticas no Setor Público, na categoria Atendimento a Clientes, promovido pela Deloitte e pelo Diário Económico, tendo ainda sido considerado exemplo de uma Boa Prática, no "Manual de Integração para Decisores Políticos e Profissionais" (em novembro de 2004), pela Direcção-Geral para a Justiça, Liberdade e Segurança da Comissão Europeia. Em 2019, os CNAIM foram premiados com o Prémio de Serviço Público das Nações Unidas.


Contactos Contactos

Monofolha Serviços e Contactos do ACM, I.P.

SOS UCRÂNIA
https://www.acm.gov.pt/-/sos-ucrania
sosucrania@acm.gov.pt

Atendimento presencial sem marcação prévia

Poderá continuar a optar pelos canais digitais (e-mail e app My CNAIM) e telefónicos (Linha de Apoio a Migrantes)

Linha de Apoio a Migrantes

A partir do dia 5 de março de 2022: de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 20h00, e ao sábado, das 09h00 às 17h00

808 257 257 (a partir da rede fixa)

21 810 61 91 (a partir de rede móvel e para quem efetua a ligação do estrangeiro)
 

Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM)

Folheto informativo sobre os CNAIM

CNAIM Norte
Atendimento presencial sem marcação prévia
Av. de França, 316
Edifício Capitólio
4050-276 Porto

Tel: 22 207 38 10
Fax: 22 207 38 17
E-mailinformacoes@acm.gov.pt
De segunda a sexta-feira (dias úteis), das 08h00 às 17h00

CNAIM Lisboa
Atendimento presencial sem marcação prévia
Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 Lisboa

Fax: 21 810 61 17
E-mail: informacoes@acm.gov.pt
De segunda a sexta-feira (dias úteis), das 08h00 às 17h00

CNAIM Beja
Atendimento presencial sem marcação prévia
Edifício Administrativo do Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito
Av. Salgueiro Maia, s/n
7800-552 Beja

Telefone: 808 257 257 | 21 810 61 91 (Linha de Apoio a Migrantes)
Fax: 22 207 38 17
E-mail: informacoes@acm.gov.pt
De segunda a sexta-feira (dias úteis): das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

CNAIM Algarve
Atendimento presencial sem marcação prévia
Loja de Cidadão
Mercado Municipal, 1.º Piso
Largo Dr. Francisco Sá Carneiro 8000-151 Faro

Telefone: 808 257 257 | 21 810 61 91 (Linha de Apoio a Migrantes)
E-mailinformacoes@acm.gov.pt
De segunda a sexta-feira (dias úteis), das 08h00 às 17h00

Avisos PO ISE:
fundos.portugal2020@acm.gov.pt

Avisos FAMI:
fundos.comunitarios@acm.gov.pt

Vacinação COVID-19: plataforma online para registo de cidadãos/ãs estrangeiros/as sem número de utente

Cartões informativos sobre vacinação COVID-19: 

. Árabe (ar)
. Espanhol (es)
. Francês( fr) 
. Hindi (hi)
Inglês (en)
. Mandarim (zh)
. Nepalês (ne)
. Português (pt)
. Romeno (ro)
. Russo (ru)
. Tailandês (th)
. Ucraniano (uk) 

Se tem número de utente, faça o seu autoagendamento

Se precisar de apoio no registo e/ou autoagendamento, ou estiver com dificuldades no processo de vacinação, poderá contactar-nos através do e-mail: covid19@acm.gov.pt

Mais informação sobre vacinação COVID-19

Informação sobre o Plano de Desconfinamento

FAQ sobre as medidas de combate à pandemia COVID-19 tomadas pelo Governo

Guia sobre o COVID-19 da Associação Médicos do Mundo Portugal:

Alemão (de)
. Árabe (ar)
Bengali (bn)
Espanhol (es)
Finlandês (fi)
Francês (fr)
Fula (ff)
Hebraico (he)
Hindi (hi) 
Inglês (en)
Italiano (it)
Japonês (ja)
Mandarim (zh)
Mandinga (man)
Neerlandês (nl)
Nepalês (ne)
Polaco (pl)
Português (pt)
Romeno (ro)
Russo (ru)
Sueco (sv)
Tigrínia (ti)
Turco (tr)
Ucraniano (uk)
Urdu (ur)

Folheto OIM sobre COVID-19, em mais de 30 idiomas.

Três documentos OIM sobre Covid-19 para migrantes, em vários idiomas.

 

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.