Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR)

A CICDR (Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial) foi criada pela Lei nº 134/99, de 28 de agosto, a qual veio proibir as discriminações no exercício de direitos por motivos de cor, nacionalidade ou origem étnica. Esta Lei visa prevenir e proibir a discriminação racial sob todas as formas, bem como sancionar a prática, por quaisquer pessoas, de atos de violação, recusa ou condicionamento do exercício dos direitos económicos, sociais ou culturais, motivados pela sua pertença a determinada cor, nacionalidade ou origem étnica.
 
Nos termos do art.º 5º da Lei 134/99, de 28 de agosto, cabe à CICDR acompanhar a aplicação desta Lei, sendo da sua competência:
  • Recolher toda a informação relativa à prática de atos discriminatórios e à aplicação das respetivas sanções;
  • Recomendar a adoção das medidas legislativas regulamentares e administrativas que considere adequadas para prevenir a prática de discriminações baseadas na cor, nacionalidade, ou origem étnica;
  • Promover a realização de estudos e trabalhos de investigação sobre as práticas discriminatórias;
  • Elaborar e publicitar um relatório anual sobre a situação da igualdade e da discriminação em Portugal.

A CICDR reúne periodicamente de 3 em 3 meses e o seu Presidente é, por inerência, o Alto-comissário para as Migrações, sendo composta pelas seguintes entidades:

  • Dois representantes eleitos pela Assembleia da República;
  • Dois representantes do Governo;
  • Dois representantes das Associações de Imigrantes;
  • Dois representantes das Associações Antirracistas;
  • Dois representantes das Centrais Sindicais;
  • Dois representantes das Associações Patronais;
  • Dois representantes das Associações de Defesa dos Direitos Humanos;
  • Três personalidades designadas pelos restantes membros.
 
A CICDR possui uma Comissão Permanente (CP), cuja competência principal é deliberar, previamente à decisão do Alto-comissário, quanto à aplicação de sanções e respetivas coimas e/ou sanções acessórias correspondentes.
Quaisquer queixas, que se enquadrem no objeto da Lei 18/2004, de 11 de Maio (e da Lei 134/99, de 28 de agosto), podem ser apresentadas junto da própria CICDR, do ACM, ou do membro do Governo que tenha a seu cargo a área da igualdade e das minorias étnicas ou da inspeção-geral competente em razão da matéria.
 
Pelo DL 251/2002, de 22 de novembro (art. 3º), a CICDR passou a integrar a estrutura do então Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas – ACIME.
Em 2007 passou a ser coordenada pelo ACIDI, seguindo o DL 167/2006 de 27 de outubro, o qual resultou da fusão do ACIME, da estrutura de apoio técnico à coordenação do Programa Escolhas, da estrutura de Missão para o Diálogo com as Religiões e do Secretariado Entreculturas.
Atualmente, a CICDR recebe apoio logístico do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM), através do Decreto-lei nº 31/2014, de 27 de fevereiro, alínea I) do nº2 do artigo 3º), o qual atribui ao ACM a competência para tomar conhecimento de factos que indiciem a ocorrência de prática discriminatórias, bem com a responsabilidade de coordenar o  seu funcionamento.
 

Mais informações:
www.cicdr.pt
 


Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.