Lista de Conteúdos (Asset Publisher) Lista de Conteúdos (Asset Publisher)

Congresso do Diálogo Inter-religioso coloca a tónica no “cuidar do outro”

Imagem em Destaque
Congresso do Diálogo Inter-religioso coloca a tónica no “cuidar do outro”
“Cuidar do Outro” foi o tema de partida para a segunda edição do Congresso do Diálogo Inter-religioso, promovida no dia 3 de outubro, pelo Alto Comissariado para as Migrações, em parceria com o Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso e a Comissão da Liberdade Religiosa.
O evento, que decorreu no auditório Cardeal Medeiros, na Universidade Católica Portuguesa, reuniu a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado e do Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim.
Falando da infância passada em Moçambique, durante a sessão de abertura, a Ministra da Presidência recordou o tempo em que frequentou uma escola católica onde conviviam, com mútuo respeito, três religiões: Hindu, Católica e Islâmica. “A vida foi-nos mostrando que nem sempre é assim. A questão do diálogo intercultural é hoje umas das mais disruptivas e à qual temos de prestar mais atenção. (…) Aquilo que na minha infância parecia adquirido é hoje um ‘novo presente’ que está para ficar. Vale a pena prevenir e a prevenção faz-se pelo diálogo e pela educação para a tolerância”, referiu a governante.
Para José Vera Jardim, Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, “a presença de comunidades imigrantes tem levantado, em muitos países, um pouco por todo o mundo, movimentos e iniciativas do tipo identitário geradoras de mau estar, convulsão social e emergência de políticas nacionalistas, xenófobas, tribalistas e negadoras do respeito mútuo”, alertando que “a religião é apenas um dos elementos da identidade da pessoa, mas muitas vezes tem sido transformada ou eleita em elemento preponderante, senão mesmo único, dessa identidade”.
A encerrar os trabalhos, Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, reforçou a ideia de que “hoje em dia não conseguimos compreender o Mundo ou as sociedades na sua diversidade, nem construir espaços de paz e de coesão social, sem conhecer e envolver as religiões e as suas dimensões múltiplas e culturais. A religião não define a pessoa que a professa, mas é uma componente humana relevante para os/as crentes entre as várias outras esferas da sua vida. Como dimensão fundamental, ela deve ser refletiva, trabalha e visibilizada”, rematou.
 
A IMPORTÂNCIA DE “CUIDAR DO OUTRO”
Conselheiro do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, Walter Osswald, teve a seu cargo a conferência que deu por tema a este congresso. “É sempre um choque encontrarmo-nos com algo a que não estamos habituados, representa sempre um desafio, e, dessa maneira, parece-me que pode haver sempre alguma surpresa e alguma rejeição inicial”, mencionou, apontando para o confronto com diferentes culturas, religiões e costumes. “O que é preciso é ter o espírito aberto, não permanecer nessa rejeição inicial e pensar que se isto é diferente será interessante, será bom e tem de se analisar aquilo que nos é oferecido”, salientou.
Aliando organizações governamentais e da sociedade civil, comunidade científica e representantes das diferentes comunidades religiosas do Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso, este congresso debateu três tópicos centrais, com enfoque no cuidado do outro. Em discussão estiveram temas como o direito à profissão de diferentes crenças e religiões em contextos de acesso e assistência hospitalar; a responsabilidade social nas ONG e sociedade civil, por via da intervenção e apoio social à comunidade; e ainda os contributos da educação formal e não formal para a aceitação e convívio entre diferentes comunidades religiosas.
 
DIA NACIONAL DA LIBERDADE RELIGIOSA E DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
Um de fevereiro é a data que as três entidades organizadoras deste congresso pretendem ver definida no calendário para assinalar o Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso. O texto que sustenta esta proposta, que em breve será apresentada à Assembleia da República, foi lido, neste II Congresso, pela primeira vez em público pelo Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e pelo Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim.
“Esta é uma proposta que parte do Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso, à qual demos um primeiro impulso, em conjunto com a Comissão”, acrescentou Pedro Calado. “Este dia [1 de fevereiro] parece-nos o mais apropriado, pois marca também o arranque daquela que já é a Inter Faith Week, proposta pelas Nações Unidas, e que, no espaço nacional, poderá ser uma data simbólica e adequada a este propósito que não é apenas nosso, é de todos nós”, concluiu.

Related Articles Related Articles

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.