Lista de Conteúdos (Asset Publisher) Lista de Conteúdos (Asset Publisher)

Eleições Autárquicas: ACM e CNE divulgam informação sobre direitos e recenseamento de imigrantes

Imagem em Destaque
Eleições Autárquicas: ACM e CNE divulgam informação sobre direitos e recenseamento de imigrantes
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM), em parceria com a Comissão Nacional de Eleições, divulga materiais informativos sobre os direitos eleitorais e os requisitos para o recenseamento eleitoral das comunidades imigrantes residentes em Portugal, no âmbito das próximas eleições autárquicas, marcadas para o dia 26 de setembro de 2021.
O recenseamento eleitoral decorre até ao dia 27 de julho de 2021 e deverá ser realizado na Junta de Freguesia da área de residência. Os cidadãos e as cidadãs que completam 18 anos de idade até ao dia da eleição, também podem recensear-se.
De acordo com a Declaração n.º 29/2021, de 25 de março, dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna, podem votar nas eleições autárquicas, desde que estejam inscritos no recenseamento no território nacional, todos os cidadãos e cidadãs portugueses (e brasileiros com estatuto de igualdade de direitos políticos), assim como os cidadãos e cidadãs dos seguintes países:
• Estados-Membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, República Checa, Roménia e Suécia);
• Reino Unido com residência em Portugal anterior ao Brexit;
• Brasil (sem estatuto de igualdade) e Cabo Verde com residência legal em Portugal há mais de dois anos;
• Argentina, Chile, Colômbia, Islândia, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Uruguai e Venezuela com residência legal em Portugal há mais de três anos.
Consulte e partilhe os materiais informativos:
. Folheto informativo, em português, inglês e espanhol.
. Cartões informativos, em português, inglês e espanhol.
. Vídeo informativo, em português, inglês e espanhol.
Mais informações:
Linha de Apoio a Migrantes – 808 257 257 | + 351 218 106 191

Related Articles Related Articles

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.