Ensino / Investigação / Investimento

Porugal Ensino, Investigação e Investimento

Apesar de uma dimensão geográfica reduzida e do forte impacto que a crise económica internacional provocou, Portugal tem sabido reinventar-se. Ao desemprego, os portugueses respondem com a criação do próprio negócio.

Os programas estratégicos governamentais apostam na alta qualificação do capital humano e no apoio ao empreendedorismo.

Contam-se cerca de 90 incubadoras de novas empresas distribuídas pelo país e o estado dispõe de apoios efetivos a este universo de iniciativas, além de incentivos fiscais (nomeadamente IRC de 0% para Start-Ups pelo menos nos primeiros 3 anos de atividade)

Muitos ficam surpreendidos quando conhecem os indicadores para a inovação e tecnologia em Portugal, mas é, sem dúvida, um motivo de orgulho.

O último estudo do Fórum Económico Mundial demonstra que Portugal ocupa o 5º lugar na rapidez em começar um negócio e o 10º na facilidade dos procedimentos necessários para o fazer. O mesmo estudo coloca Portugal em 2º lugar na qualidade das infra-estruturas rodoviárias, em 11º lugar na disponibilidade das tecnologias mais avançadas, em 8º na disponibilidade de cientistas e engenheiros e ainda em 4ª na qualidade das Business Schools. Falamos de um universo que abrange 144 países!

O ensino superior em Portugal ocupa o 22º lugar num estudo feito pela rede internacional Universitas 21. Um dos fatores de diferenciação diz respeito precisamente à conectividade internacional. Portugal é o 9º país mais procurado no programa de intercâmbio europeu Erasmus, por exemplo.

O apoio à investigação científica, particularmente através da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) visa tornar Portugal uma referência internacional em ciência, tecnologia e inovação. 


Artigos relacionados Artigos relacionados