Lista de Conteúdos (Asset Publisher) Lista de Conteúdos (Asset Publisher)

Nota de pesar pelo falecimento de Johnson Semedo

Imagem em Destaque
Nota de pesar pelo falecimento de Johnson Semedo

É com profunda tristeza que o Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.) e a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) partilham a notícia do falecimento, no dia 30 de novembro de 2022, de Johnson Semedo, Conselheiro da CICDR e fundador da Academia do Johnson.

Johnson Semedo nasceu na Cova da Moura, e, após um percurso de vida adverso, em 2014, viu a sua Academia ganhar estatuto de associação, com o foco no trabalho junto de jovens em diferentes bairros no concelho da Amadora, incluindo a Cova da Moura, Buraca e Boavista.

A Academia do Johnson tem sido parceira do ACM, I.P. desde a sua criação, no âmbito do trabalho que desenvolve com os jovens, muitos dos quais descendentes de migrantes, tendo importantes atividades sido selecionadas para financiamento por este Instituto. O último protocolo, firmado a 17.02.2022, financia a realização do projeto coral “Johnson Singers”.

A sua experiência pessoal foi determinante para a prevenção de situações de risco para outros jovens em situações precárias, sendo que o desporto foi o motor para a inclusão dos jovens que tiveram o privilégio de o conhecer e que tiveram a oportunidade de descobrir novos horizontes e novas alternativas para o seu futuro.

Ao longo da sua vida e, mais recentemente, Johnson Semedo dedicou-se a transmitir e a partilhar a sua experiência de vida, realizando várias palestras, através das quais contou o seu percurso, vincando a importância da educação e do desporto, como o futsal, modalidade de que era jogador e treinador.

Johnson Semedo será para sempre recordado pela sua forte dedicação e participação ativa e construtiva no que se refere à temática da igualdade e do combate à discriminação racial na CICDR e pelo seu papel decisivo e inspirador junto das crianças e jovens que apoiava através da sua Associação.

A CICDR, o Núcleo de Ligação às Associações (NLA), bem como todo o ACM, I.P. apresentam as mais sentidas condolências à família e amigos do Johnson Semedo, figura de referência no combate às desigualdades em Portugal.


Related Articles Related Articles

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.