Distinções e referências internacionais

Ao longo dos últimos anos, o ACM tem recebido várias distinções e tem sido referenciado a nível internacional como exemplo de boas práticas.
Fique a conhecer alguns dos principais prémios:
Em Dezembro de 2014, o Observatório Internacional da Justiça Juvenil distinguiu o Programa Escolhas como uma das mais eficientes e eficazes políticas públicas. O prémio foi entregue ao Coordenador Nacional do Programa Escolhas, Pedro Calado, numa cerimónia pública que contou com o Alto patrocínio da UNESCO e que teve lugar em Bruxelas.
Saiba mais sobre o Programa Escolhas aqui
Neste documento internacional, o modelo português One-Stop-Shop que está na base dos CNAI (Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante) foi considerado inovador e eficiente pela disponibilização “de diversos serviços num só espaço e que funcionam segundo uma filosofia comum e em cooperação permanente”, como sublinha o relatório.
Todas as informações sobre o CNAI aqui
No relatório das “Nações Unidas UPR Info” (Revisão Periódica Universal) Portugal foi reconhecido pelos avanços nas áreas da discriminação racial, dos direitos das minorias (através do Plano para a Integração dos Imigrantes) e os Direitos das Mulheres.
O Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante (PEI), criado pelo ACM, venceu a categoria Prémio de Empreendedorismo Responsável e Inclusivo, no âmbito dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2012.
Mais sobre o programa PEI aqui 
O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), atualmente Alto Comissariado para as Migrações (ACM), venceu em Maastricht o Prémio Melhores Práticas na Administração Pública 2011 (EPSA 2011). O prémio, organizado pelo Instituto Europeu da Administração Pública (EIPA, na sigla inglesa), distinguiu o ACIDI entre 5 finalistas na categoria “Alargar o Sector Público através da Governação Participativa”.
Toda a informação aqui
A distinção foi feita no âmbito do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade, atribuído pela União Europeia.
O tema do ano da distinção, 2011, foi "Desporto, Ciência e Arte na prevenção do crime com crianças e jovens" e o Escolhas viu reconhecido o seu impacto pelo júri nacional.
O CNAI recebe distinção internacional de excelência e inovação do serviço público na 8.ª edição do United Nations Public Service Awards.
Portugal foi distinguido no grupo de países “Europa e América do Norte”, vencendo o 1.º prémio na categoria “Fomentar a gestão do conhecimento na Administração Pública”.
O Índex de Políticas de Integração de Imigrantes é um estudo comparativo que avalia as políticas de integração de imigrantes em 31 países da Europa e da América do Norte. Comparativamente com o MIPEX II de 2007, Portugal registou uma progressão muito positiva no ranking, alcançando uma melhoria de 5 pontos percentuais.
Portugal surge em primeiro lugar com as melhores políticas de integração de imigrantes na vertente da reunificação familiar e do acesso à nacionalidade e, em segundo, na vertente da integração dos imigrantes no mercado de trabalho.
Consulte o relatório completo aqui.
As políticas portuguesas de acolhimento e integração de imigrantes foram destacadas no Relatório “O Futuro das Migrações: Reforço de Capacidade para a Mudança”, recentemente publicado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). Os Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante (CNAI) - em Lisboa, Porto e Faro - são realçados, nesta avaliação, como "um serviço de informação integrado, exemplo de uma intervenção coordenada e coerente entre várias entidades parceiras.”
O "Rock in Rio Atitude Sustentável" é um prémio criado com o intuito de homenagear pessoas e organizações que se distingam pelo seu empenho na melhoria da qualidade de vida da comunidade, ao nível local ou nacional e pela sua atuação consonante com os três pilares do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e económico).
Este prémio distinguiu o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) na categoria Diversidade Cultural.
O Gabinete de Apoio ao Emprego (GAE) do CNAI foi selecionado para representar Portugal na final Europeia dos European Enterprise Awards 2010.
Este prémio distingue as melhores políticas e práticas de iniciativa empresarial na Europa, estimulando o desenvolvimento económico e a criação de mais e melhor emprego a nível local.
As medidas adotadas por Portugal, com vista à integração dos imigrantes, foram premiadas pelas Nações Unidas. As iniciativas de Portugal na integração de imigrantes "estão na vanguarda da Europa e do mundo". É o país com melhor classificação na atribuição de direitos e serviços aos estrangeiros residentes.
O MIPEX, apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian, representa o mais completo estudo comparativo das medidas relativas à integração de imigrantes. Foi atribuído a Portugal o segundo lugar, logo a seguir à Suécia, no âmbito das melhores políticas de integração de imigrantes.
O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), atual ACM, ganhou o 1º lugar da categoria Atendimento a Clientes, com o projeto "Centro Nacional de Apoio ao Imigrante”, na 3ª edição da iniciativa conjunta da Deloitte (empresa de auditoria e consultoria) e do Diário Económico.

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.