Lista de Conteúdos (Asset Publisher) Lista de Conteúdos (Asset Publisher)

OPRE reúne bolseiros/as para encontro final da 2.ª edição

Imagem em Destaque
OPRE reúne bolseiros/as para encontro final da 2.ª edição
O quarto e último encontro do OPRE – Programa Operacional de Promoção da Educação, decorreu no dia 22 de setembro, em Lisboa, assinalando o culminar da 2.ª edição deste programa de incentivo à frequência do ensino superior para pessoas das comunidades ciganas. A ocasião contou com as presenças da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e da Diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó.

Em contraponto aos anteriores encontros, de cariz mais formal, este consistiu num dia de exploração pela cidade de Lisboa, no qual as/os bolseiras/os foram guiadas/os pela exposição “Between the Devil and the Deep Blue Sea”, do artista fotográfico Pieter Hugo, patente no Museu Coleção Berardo do Centro Cultural de Belém. Através desta, as/os bolseiras/os foram desafiadas/os a refletir sobre a capacidade de o ser humano manter a sua força, dignidade e identidade, mesmo exposto a situações adversas.
A sessão contou ainda com a entrega dos certificados de participação no OPRE às/aos 28 alunas/os que, durante o ano letivo 2017/2018, frequentaram ciclos de Licenciatura (23), Cursos Técnicos Superiores Profissionais (2), Mestrado (2) e Unidades Curriculares isoladas (1).
Durante este ano letivo, tinham já sido realizados três encontros residenciais, os quais além de procurarem promover o desenvolvimento de soft skills relevantes para a frequência, com sucesso, do ensino superior, abordaram e debateram diferentes temas, entre eles a igualdade de género, a discriminação e a identidade cigana.
Desenvolvido pelo ACM, através do Programa Escolhas, em parceria com a Associação Letras Nómadas e a Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, o OPRE atribuiu, ao longo de duas edições, 53 bolsas de estudo a pessoas da comunidade cigana, afirmando-se como um importante instrumento para a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.

Related Articles Related Articles

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.