Lista de Conteúdos (Asset Publisher) Lista de Conteúdos (Asset Publisher)

Alexander e Amadou - Histórias de vida contadas em livro e exposição

Imagem em Destaque
Alexander e Amadou - Histórias de vida contadas em livro e exposição
A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, participou esta segunda-feira, dia 15 de julho, na cerimónia de apresentação do livro e exposição Assim Começa – Histórias de Vida: Alexander e Amadou, que decorreu  no Salão Nobre do Palácio Baldaya, em Lisboa. A iniciativa, promovida pelo ACM, que contou também com a participação do Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado, marcou o lançamento do novo site www.historiasdavida.com, um espaço online que além de disponibilizar a obra para download, mostra todo o trabalho que rodeou a sua produção.
O livro, da autoria da investigadora Filipa Palminha, tem por base os testemunhos que resultaram das notas escritas por Alexander Kweh e Amadou Diallo, nos percursos das suas desafiantes trajetórias migratórias, enquanto refugiados à procura de proteção internacional. A exposição será itinerante, mas estará patente no espaço Baldaya até dia 31 de agosto.
Alexander e Amadou, presentes na ocasião, ilustram os percursos de vida de milhares de migrantes humanitários no mundo, em nome da paz e de projetos de vida com futuro. Em Portugal desde 2006, os dois são hoje figuras incontornáveis do mundo associativo migrante em Portugal.
Alexander, 39 anos, nasceu na Libéria e tinha 10 anos quando teve que sair da sua cidade, “a mesma que ama incondicionalmente”. “Quando a guerra impõe as coordenadas, o destino não é opção, tal como fugir também não o foi.”.
Amadou, 36 anos, é natural da Costa do Marfim, de onde saiu aos 20 anos de idade para fugir à instabilidade que se vivia no país. “A mobilidade faz parte do seu projeto de felicidade e, por isso, quer-se que seja ascendente e consistente com o seu sonho. Todo o migrante tem um sonho…um objetivo. ”.
 

 

 


Related Articles Related Articles

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.