Lista de Conteúdos (Asset Publisher) Lista de Conteúdos (Asset Publisher)

Portugal e Cabo Verde iniciam projeto de cooperação para melhorar a integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana

Imagem em Destaque
Portugal e Cabo Verde iniciam projeto de cooperação para melhorar a integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana
Realizou-se hoje, dia 22 de dezembro, um evento conjunto entre Portugal e Cabo Verde para assinalar o arranque das atividades do projeto "Coop4Int", um projeto que tem como objetivo geral reforçar os mecanismos de integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana, fortalecendo simultaneamente as prioridades definidas no quadro de cooperação entre os dois países.
O evento de lançamento do projeto contou com a participação do Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e da Ministra de Estado e da Presidência de Portugal, Mariana Vieira da Silva, tendo estado também presentes representantes da Comissão Europeia e do International Centre for Migration Policy Development (ICMPD), bem como das entidades parceiras do projeto, nomeadamente, o Alto Comissariado para as Migrações, a Alta Autoridade para a Imigração, o Instituto Politécnico de Bragança e o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
A Ministra de Estado e da Presidência aproveitou a ocasião para sublinhar que os fortes laços que unem Portugal e Cabo Verde "são convocados para encontrar repostas comuns aos desafios dos nossos tempos", acrescentando que "a relação próxima e cordial" entre a Alta Autoridade para a Imigração e o Alto Comissariado para as Migrações "fica vertida num projeto robusto".
O Primeiro-Ministro de Cabo Verde referiu, ainda, que "as migrações são uma prioridade para o país" e salientou a importância da cooperação com as autoridades portuguesas para a partilha das boas práticas na integração de migrantes que inspiram o modelo de Cabo Verde.
O projeto "Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde" é financiado através da Migration Partnership Facility III, implementado pelo ICMPD, e traduz-se na implementação em Cabo Verde de uma resposta pública de apoio à integração de migrantes com características e funções similares ao modelo português, para além do reforço das capacidades institucionais e da produção de estudos sobre a realidade migratória em Cabo Verde.
Este projeto iniciou-se a 1 de dezembro e tem uma duração de 37 meses.

Related Articles Related Articles

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.