Lista de Conteúdos (Asset Publisher) Lista de Conteúdos (Asset Publisher)

Projeto “Práticas Saudáveis – Fim à Mutilação Genital Feminina” - grupo de trabalho planeia estratégias de ação

Imagem em Destaque
Projeto “Práticas Saudáveis – Fim à Mutilação Genital Feminina” - grupo de trabalho planeia estratégias de ação
O grupo constituído em torno do projeto “Práticas Saudáveis – Fim à Mutilação Genital Feminina” reuniu esta quarta-feira, dia 20 de fevereiro, no CNAIM de Lisboa, com o objetivo de concertar estratégias de ação, nos cinco territórios abrangidos pelo seu eixo de intervenção (Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo (Arco Ribeirinho), Almada, Amadora, Loures-Odivelas e Sintra), em conjunto com as Organizações Não Governamentais (ONG) e os pontos focais dos respetivos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES).
O Encontro, que contou com  a presença da Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes, incluiu a participação de profissionais de saúde que frequentaram anteriores edições do Curso de Pós-Graduação com especialização em Mutilação Genital Feminina (MGF), que relataram as experiências e debateram futuras ações a realizar este ano, no âmbito deste projeto coordenado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), ACM e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT).
O projeto “Práticas Saudáveis” tem como objetivos centrais potenciar e articular a experiência e aprendizagem adquirida a nível nacional e local na prevenção da MGF e no apoio às mulheres sujeitas a esta prática, bem como aplicar e consolidar recursos, redes e métodos que garantam uma incorporação adequada deste trabalho na política nacional e local, no funcionamento de serviços públicos e nas ações de todas as entidades envolvidas.
Destaque-se que o combate às práticas tradicionais nefastas, como a MGF, casamentos infantis, precoces e forçados, é uma das orientações assumidas pela Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação 2018-2030 – Portugal +.

Related Articles Related Articles

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.