Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM)

Criada em 2003, a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (Rede CLAIM) tem como missão central facilitar o acolhimento e a integração de pessoas migrantes.
Missão
Os CLAIM são gabinetes/espaços de acolhimento, informação e apoio que têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.
Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
A Rede CLAIM conta também com CLAIM especializados, que intervêm em diferentes áreas, por forma a complementar e solidificar o seu processo de integração.
Rede CLAIM – Uma Rede Local para um Atendimento de proximidade
Com o objetivo de promover uma integração de proximidade, os CLAIM resultam de parcerias estabelecidas entre o Alto Comissariado as Migrações (ACM, I.P.) e autarquias, instituições de ensino superior ou entidades da sociedade civil que, em cooperação, promovem um atendimento integrado.
Em algumas regiões, esse atendimento é prestado em regime de itinerância, fazendo chegar o serviço junto de pesssoas migrantes que de outro modo não têm acesso a ele, seja por falta de mobilidade ou ausência de outros recursos.
O atendimento é personalizado e conta com a colaboração de técnicos e técnicas com habilitações para o efeito.
Localização
Atualmente existem 156 CLAIM, distribuídos de norte a sul do país e ilhas.
Veja aqui todos os contactos dos CLAIM



Contactos Contactos

Gabinete de Apoio às Políticas Locais de Integração de Migrantes
Rua Álvaro Coutinho n.º 14
1150-025 Lisboa

Telefone: 218 106 100
Email: gaplim@acm.gov.pt
Site: www.acm.gov.pt

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.