Segurança / Tolerância

Portugal Segurança e Toletância

Em qualquer parte do mundo o ser humano precisa de liberdade e segurança para realizar o seu pleno potencial”.

Aung San Suu Kyi, ativista política Birmanesa, Prémio Nobel da Paz 1991

Com baixos índices de criminalidade, violência e ameaças ligadas ao terrorismo, Portugal conta-se entre os países mais seguros não só da Europa como do mundo. Sobretudo por parte dos imigrantes provenientes de países com uma realidade mais conturbada, este releva-se um fator determinante na escolha de Portugal como país para viver.

Portugal é um regime democrático desde 1974, o que tornou possível, a partir dessa altura, a criação de uma sociedade mais plural, aberta e tolerante.

Outra novidade decorrente da instauração da democracia foi a laicização do Estado que, a par de uma maior receptividade para o acolhimento de povos estrangeiros, contribuí para uma maior tolerância religiosa e, mais do que isso, para a abertura ao diálogo entre religiões. A Lei da Liberdade Religiosa tem vindo, desde 2001, a reforçar a garantia de que todos os cultos, credos e crenças são respeitados.

 

 

O combate a todas as formas de discriminação e a promoção da inclusão são temas frequentemente na ordem do dia e essa discussão tem dado frutos: por exemplo, em 2010 a Assembleia da República permitiu o acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.  


Artigos relacionados Artigos relacionados