Portugal apresenta-se como um país com características favoráveis à criação de negócios, nomeadamente a sua posição geoestratégica, o mercado de consumo atrativo decorrente das suas ligações a outros países como os países de língua oficial portuguesa, a qualidade das infraestruturas, o elevado nível de competências e o facto de muitas das universidades portuguesas estarem entre as melhores do mundo, os bons níveis de segurança e a boa qualidade de vida.

Muitas cidades portuguesas são hoje fortes polos universitários e industriais, mobilizadores de iniciativas empreendedoras e cada vez mais atentas ao surgimento de novas ideias.

Em Portugal o apoio às startups é uma prioridade, tendo sido lançada uma Estratégia Nacional Para o Empreendedorismo – Startup Portugal.

Os fundos comunitários fazem, pela primeira vez, uma referência expressa aos emigrantes portugueses. Portugal assumiu no novo ciclo de programação de fundos europeus que os emigrantes podem ser atores de primeiro plano no desenvolvimento do território.

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.) alinhado com as orientações estratégicas na área, onde se inclui o Plano Estratégico para as Migrações, promove o acesso a serviços, informações e oportunidades que Portugal pode proporcionar aos seus emigrantes no que respeita a iniciativas empresariais. O ACM, I.P. também divulga as soluções de financiamento no âmbito do Portugal 2020.

Neste separador poderá encontrar informação diversa sobre apoios ao empreendedorismo e à criação do próprio negócio, apoios e incentivos financeiros e serviços ao empregador, bem como links úteis que importa consultar no processo de criação de negócios em Portugal.

O ACM disponibiliza um conjunto de programas que visam facilitar a sua plena integração no país e nas escolas.

 

Cofinanciado Por:

"Os motivos que me levam a continuar em Portugal são as oportunidades de crescimento profissional e ao mesmo tempo viver com tranquilidade"

Luisa Alfonso, 33 anos, Colômbia, médica, em Portugal há 4 anos