A crescente mobilidade trouxe novos desafios que se encontram distribuídos de modo assimétrico pelas regiões do país.

As regiões são um agente-chave do desenvolvimento económico. Para as regiões competirem de uma forma mais eficaz na economia global, no médio e longo prazo, terão que desenvolver a sua própria visão e adaptar o capital humano em conformidade. As políticas migratórias são a pedra-angular na estratégia de desenvolvimento económico de uma região. A política migratória regional define o poder de atração de novos negócios, a captação de novos cidadãos (sejam imigrantes ou emigrantes) e cria novas oportunidades de trabalho, maximizando as estratégias de atração.

O país deve incentivar e apoiar o regresso e a integração de emigrantes portugueses que desejem voltar. O regresso do emigrante contém potencialidades e recursos que contribuem para o desenvolvimento local das regiões de partida, para além de promover o reequilíbrio demográfico.

Com as ferramentas que disponibilizamos neste portal procuramos apoiar os Portugueses que quiserem regressar. E essa peça passa agora a existir.



Cofinanciado Por:

"Penso regressar brevemente a Portugal para iniciar um negócio. Tenho saudades das praias e sempre quis ter um monte no Alentejo.”

Filipa do Carmo, 38 anos, Cooking Mentor, a viver em Londres há 9 anos