Porquê Portugal?

Outrora ponto de partida para a descoberta do globo por mares nunca dantes navegados, Portugal mantém a sua natureza de país virado para o mundo.

Justamente apelidado de ocidental praia lusitana por Luís Vaz de Camões na grande epopeia portuguesa “Os Lusíadas”, Portugal goza de uma estreita relação com o mar, fruto de uma costa de 963 km banhada pelo oceano Atlântico. Aqui encontramos o Portugal insular: as belíssimas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Praias magníficas, atividades - profissionais e de lazer - ligadas ao mar e peixe sempre fresco, variado e cozinhado com sabedoria são apenas algumas das ofertas que esta condição privilegiada proporciona a quem escolhe Portugal para viver.

Apesar das águas do Mar Mediterrâneo não chegarem a banhar o país, a sua influência é notória especialmente no clima e na gastronomia, sendo o azeite e o vinho alguns dos produtos considerados embaixadores de Portugal pelo mundo
 

A língua portuguesa é a 5ª mais falada no mundo inteiro com cerca de 240 milhões de falantes. Foi graças à Era dos Descobrimentos que se deu esta grande difusão da língua que chegou a todos os continentes. Foi o início da diáspora portuguesa no séc. XV e que se mantém até aos nossos dias com o espírito aventureiro português a levar o seu povo a procurar novos caminhos além-fronteiras.

Ao mesmo tempo, os portugueses são conhecidos por bem acolher os “forasteiros”, procurando,  através desse contacto, a sua própria evolução. Ou não fosse Portugal considerado o segundo país com melhor capacidade de integração dos imigrantes pelo MIPEX (Migrant Integration Policy Índex), logo a seguir à Suécia, num universo de 31 países. Neste estudo, Portugal lidera o ranking no que diz respeito à reunificação familiar e ao acesso ao mercado de trabalho. Também no Relatório de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas (2009) Portugal se destaca com a melhor legislação para os direitos humanos e proteção dos imigrantes na União Europeia.

Seja pela segurança que se sente, pelo custo de vida ou pelo clima agradável, Portugal é procurado hoje em dia por habitantes de todo o globo.

Com fronteiras constituídas desde o séc. XII, este é um país cheio de tradição, monumentos históricos para visitar, vilas rústicas e áreas rurais por onde o tempo parece não ter passado. No entanto, o país não deixa de ter um pé no futuro que se reflete no cosmopolitismo das principais cidades ou na qualificação dos seus recursos humanos, por exemplo. São estes contrastes que fazem deste um país único, que vale a pena conhecer e viver com tempo.