Observatório das Migrações (OM)

Imagem em Destaque
Com o Observatório das Migrações, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) pretende aprofundar o conhecimento sobre a realidade das migrações em Portugal e monitorizar, através de indicadores estatísticos, a integração dos migrantes, para poder definir, executar e avaliar políticas eficazes de integração para as populações migrantes. Acompanhe o OM no sítio www.om.acm.gov.pt e na página do Facebook https://www.facebook.com/observatoriodasmigracoes e contacte o OM através do email om@acm.gov.pt
O Observatório das Migrações é um Equipa de Projeto do Alto Comissariado para as Migrações que tem por missão o estudo e acompanhamento científico das migrações e a produção, recolha, análise e difusão de informação estatística acerca das migrações. Sucede ao Observatório da Imigração, criado em 2002, no âmbito do ACIME (Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas).

Desde 2002, o Observatório tem sido responsável pelo lançamento de mais de uma centena de estudos e a organização de eventos de reflexão de grande relevo para a compreensão em Portugal dos fenómenos migratórios. Entre as mais recentes áreas de trabalho do Observatório destaque-se o aprofundamento do conhecimento sobre os novos perfis migratórios, tais como os refugiados, estudantes, empreendedores, reformados e investidores, bem como a cooperação com outras entidades, públicas e privadas, nacionais e internacionais, designadamente universidades, observatórios, entidades estatísticas e centros de investigação.

Com o mote "Migrações em Mudança: conhecer mais para agir melhor", para cumprir a sua missão, o OM tem recorrido também a inúmeras fontes estatísticas e administrativas disponíveis em Portugal e que dispõem de dados desagregados por nacionalidade, sistematizando e analisando essa informação com o intuito de melhor caracterizar a situação das populações estrangeiras no país nas mais variadas dimensões que compõem o seu processo de integração, mobilizando deste modo – com as devidas ressalvas – de forma integrada diversas naturezas de dados.

A filosofia de trabalho do Observatório é ainda subsidiária relativamente ao universo de instituições e de equipas de investigação que se dedicam, sistematicamente, ao estudo do tema das migrações. Nestes termos, o Observatório das Migrações pretende intervir essencialmente como um catalisador de atividades e um promotor de redes de cooperação académica, científica e institucional.

O Observatório das Migrações (OM), Equipa de Projeto integrada no Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.), possui uma direção com perfil académico adequado, designadamente com experiência relevante na área das migrações, e que é responsável pela respetiva atividade científica, respondendo por objetivos anuais definidos num plano de atividades aprovado pelo conselho diretivo do ACM, I.P., e remetido ao membro do Governo responsável pela área das migrações para homologação. O orçamento do Observatório está integrado no do ACM, I.P. Aceda ao regulamento do Observatório das Migrações.
Catarina Reis Oliveira é a atual Coordenadora do Observatório das Migrações, sucedendo a Roberto Carneiro que foi o coordenador fundador e com louvor por mais de uma década de trabalho ao serviço do Observatório. Catarina Reis de Oliveira foi a coordenadora executiva do Observatório entre 2005 e 2016.
   Observatório das Migrações (OM)
Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 LISBOA
Tel. 21 810 61 24 - Fax. 21 810 61 17

migrant-support-line

the-line-is-open-monday-to-fridayknow-more

Работает на Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.