RESMI – Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural

Apresentação

A RESMI é uma Rede de Ensino Superior dedicada à Mediação Intercultural – da iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. – composta por 32 instituições de ensino superior, a nível nacional. A valorização da interculturalidade assume-se, nesta rede, como um pilar essencial para a coesão social, destacando-se a mediação intercultural como uma estratégia de gestão preventiva e construtiva da diversidade social.

Nesta linha de atuação, o principal objetivo organizacional da RESMI consiste em apoiar e assessorar o ACM, I.P., em todas as matérias relacionadas com a mediação intercultural.

As instituições de ensino superior assumem um papel central nesta rede. A produção de conhecimento na área da mediação intercultural, o contributo para a qualificação de profissionais nesta área, bem como a monitorização das práticas de mediação, são cruciais para a eficiência, eficácia e sustentabilidade da intervenção da mediação intercultural.

A RESMI trabalha conceptualmente as questões da mediação intercultural, em 4 grandes grupos de trabalho, potenciando sinergias colaborativas nas áreas da formação, da investigação e de consultoria dos projetos implementados no terreno pelos parceiros do ACM, I.P.:

  1. Mediação Intercultural e Educação
  2. Mediação Intercultural e Saúde
  3. Mediação Intercultural e Território
  4. Mediação Intercultural e Monitorização

A atividade da RESMI resulta, neste sentido, na organização e na participação em eventos locais, nacionais e internacionais, bem como em publicações, ofertas formativas e ainda em candidaturas conjuntas a projetos de investigação; na área da mediação intercultural na sua relação com as áreas temáticas da educação, da saúde, do território e da monitorização.

A relevância do trabalho da RESMI resulta da sinergia das parcerias criadas entre as universidades, a administração pública central, regional e local, em prol da qualidade do serviço público prestado.  

 

Resenha histórica

No dia 21 de maio de 2015, e por ocasião do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, teve lugar o evento de constituição da RESMI – Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural, com a assinatura da Carta de Compromisso por 23 representantes do ensino superior. Na carta de compromisso, as entidades signatárias assumiram a defesa da interculturalidade, enquanto pilar da coesão social, e a mediação enquanto estratégia de gestão preventiva e positiva da diversidade social.

Mais recentemente, em 2022, 32 instituições de ensino superior subscreveram a sua vontade de (re)integrar a RESMI.

 

Enquadramento

O Alto Comissariado para as Migrações  I.P. tem por missão celebrar protocolos com entidades públicas ou privadas em todas as matérias com relevo para a captação, fixação e integração de migrantes, designadamente no que respeita ao emprego, à formação e inserção profissional, ao empreendedorismo, à mobilidade migratória, à mediação sociocultural, à habitação, saúde e educação, tendo em vista o codesenvolvimento local e regional, a mobilização de competências e a inclusão económica e social (Decreto-Lei n.º 31/2014 de 27 de fevereiro). Trata-se de uma missão que terá continuidade no contexto da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Decreto-Lei n.º 41/2023 de 2 de junho), a par da atribuição de promover intervenções de mediação intercultural com entidades públicas da administração central e local, tendo em vista reforçar os processos de integração e participação local.

 

Membros
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Atividades

Próximas atividades 2023

• RESMI, “A Interculturalidade no Ensino Superior”, Workshop para alunos, Jornadas de Desenvolvimento Pedagógico, Universidade Lusófona, setembro 2023. 

• Carlos Gimenez, “Situação, necessidade e potencial da Mediação Intercultural no mundo atual”, Conferência Internacional RESMI, 2 de outubro 2023, ESELx.

• RESMI, “À conversa com Carlos Gimenez”, Mesa Redonda com a coordenação da RESMI, 2 de outubro 2023, ESELx.

• Sessão Plenária RESMI, Percursos, Desafios e Caminhos a Seguir: Plano de Atividades Participativo 2023-2025, 2 de outubro 2023, ESELx.

 

Atividades realizadas em 2023

• 1.º Encontro Nacional, Repensar a Vida Académica, Integração e Cooperação dos Estudantes da CPLP, Casa do Estudante, Universidade de Aveiro, 25 de fevereiro 2023.

• Aula aberta RESMI “Multiculturalismo na educação. Mediação intercultural e diálogo inter-religioso”. Curso de Mestrado, Universidade de Aveiro, 22 de maio 2023.

• RESMI, “A Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural do Alto Comissariado para as Migrações”, Congresso Internacional Ensino, Formação e Investigação, Comemoração do XX Aniversário do Mestrado em Português Língua Segunda e Estrangeira, 19 de junho de 2023, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

• RESMI, “A Interculturalidade no Ensino Superior: Reflexões em Torno da Realidade em Sala de Aula”, Workshop para docentes por convite, Jornadas de Desenvolvimento Pedagógico, Universidade Lusófona, 10 e 11 de julho 2023.

 

Atividades anteriores

I Jornadas RESMI “Entre iguais e diferentes: a mediação intercultural”, Centro Ismaili em Lisboa, 21 de maio de 2015. (Indicador de realização: aprx. 200 participantes).

I Congresso Internacional da RESMI “Contextos e Desafios da Mediação Intercultural", Escola Superior de Educação de Lisboa, 14 e 15 de outubro de 2016. (Indicador de realização: aprx. 200 participantes).

• II Congresso Internacional, “A Europa como Espaço de Diálogo Intercultural e de Mediação”, Universidade do Minho, 26 e 27 de abril de 2018. Realizado em associação com o II Colóquio Internacional de Mediação Social e as Jornadas Europeias de Mediação para a Inclusão Social. Comissão de organização: ACM, I.P., Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Projeto Europeu CReE.A, Câmara Municipal de Braga. 

• III Congresso Internacional RESMI, “Mediação Intercultural: Comunicação, Cidadania e Desenvolvimento”, 21 e 22 de outubro de 2021, online. Comissão de Organização: ACM, I.P. e Universidade de Aveiro.

 

Publicações

Bäckström, B., Costa, P.; Albuquerque, R.; de Sousa, L. (org.) (2016). E-book Políticas de igualdade e inclusão: reflexões e contributos I; Edição: Centro de Estudos das Migrações e das relações Interculturais, Universidade Aberta; Edição digital – ISBN: 978-972-674-776-5, Lisboa.

Bäckström, B., (2015). "A Saúde da mulher imigrante idosa"in Padilla, B., et allE-book do II workshop internacional Saúde e Cidadania: Equidade nos cuidados de saúde materno-infantil em tempos de crise, Lisboa, ISCTE-IUL, Universidade de Lisboa.

Bäckström, B., (2010) "O acesso à saúde e os fatores de vulnerabilidade na população imigrante" in Alicerces, Revista de investigação, ciência e tecnologia e arte, Edição Instituto Politécnico de Lisboa, ano III, n.º 3, abril de 2010, pp.79-90.

Coutinho, E., Parreira, V., Martins, B., Chaves, C., & Nelas, P. (2017). The Informal Intercultural Mediator Nurse in Obstetrics CareIn A. P. Costa, L. P. Reis, F. N. d. Sousa, A. Moreira & D. Lamas (Eds.), Computer Supported Qualitative Research. Studies in Systems, Decision and Control (Vol. 71, pp. 63-74). Switzerland: Springer Publishing Internacional. DOI: 10.1007/978-3-319-43271-7.

Neves, Maria Paula; Ribeiro, María del Carmen Arau;  Campos, Luísa Maria;  Barbosa, Maria Hermínia;  Oliveira Nelson Clemente; "À descoberta de sinergias invisíveis: desvendando a interculturalidade na migração". REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN; ISSN: 2386-7418, 2015, Vol. Extr., No. 8. DOI:10.17979/reipe.2015.0.08.343.

Reis, Alcinda. Da Multiculturalidade em Cuidados às Competências nos Enfermeiros. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 271 p. Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde | Referências adicionais: Natureza: Texto integral; Meio de divulgação: Impresso; Portugal/Português; Volumes: 1; ISSN/ISBN: 978-3-639-75361-5.

Reis, Alcinda; Ana Spínola. "Saúde das famílias imigrantes: Estratégias pedagógicas na formação em enfermagem". Millenium - Journal of Education, Technologies and Health, v. 2, n. 1, pp. 63-69, 2016. Com arbitragem científica. Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde | Referências adicionais: Meio de divulgação: Meio digital; Portugal/Português; ISSN/ISBN: 1647-662X.

Reis, Alcinda; Brito, A. M.; Vicente, B. e Reis, A. "Intervenções de enfermagem culturalmente congruentes em imigrantes". Revista da UIIPS, v. 3, n. 5, pp. 75-90, 2015. Com arbitragem científica. Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde | Referências adicionais: Meio de divulgação: Meio digital; Portugal/Português.

Silva, A. M. C. & Carvalho, L. (2015). Territórios, Interculturalidade e Mediação: entre redes e nós. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., No. 8, 48-52. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.08.262.

Vieira, R.; Marques, J.; Silva, P.; Vieira, A. (Coord.) (2016). Pedagogias de Mediação Intercultural e Intervenção Social. Porto: Afrontamento.

Resumos das Comunicação no I Congresso Internacional da RESMI, Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, Vol. 5, N. º 4, 2017

Atas das  I Jornadas RESMI “Entre iguais e diferentes: a mediação intercultural”, Centro Ismaili em Lisboa, 21 de maio de 2015. (Indicador de realização: aprox. 200 participantes).

Atas do I Congresso Internacional da RESMI “Contextos e Desafios da Mediação Intercultural", Escola Superior de Educação de Lisboa, 14 e 15 de outubro de 2016. (Indicador de realização: aprox. 200 participantes).

Atas do II Congresso Internacional, “A Europa como Espaço de Diálogo Intercultural e de Mediação”, Universidade do Minho, 26 e 27 de abril de 2018. Realizado em associação com o II Colóquio Internacional de Mediação Social e as Jornadas Europeias de Mediação para a Inclusão Social. Comissão de organização: ACM, I.P., Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Projeto Europeu CReE.A, Câmara Municipal de Braga.

Atas do III Congresso Internacional RESMI, “Mediação Intercultural: Comunicação, Cidadania e Desenvolvimento”, 21 e 22 de outubro de 2021, online. Comissão de Organização: ACM, I.P. e Universidade de Aveiro.

 


Monofolha Serviços e Contactos do ACM, I.P.

SOS UCRÂNIA
https://www.acm.gov.pt/-/sos-ucrania
sosucrania@acm.gov.pt

Atendimento presencial sem marcação prévia

Poderá continuar a optar pelos canais digitais (e-mail e app My CNAIM) e telefónicos (Linha de Apoio a Migrantes)

Linha de Apoio a Migrantes

A partir do dia 5 de março de 2022: de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 20h00, e ao sábado, das 09h00 às 17h00

808 257 257 (a partir da rede fixa)

21 810 61 91 (a partir de rede móvel e para quem efetua a ligação do estrangeiro)
 

Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM)

Folheto informativo sobre os CNAIM

CNAIM Norte
Atendimento presencial sem marcação prévia
Av. de França, 316
Edifício Capitólio
4050-276 Porto

Tel: 22 207 38 10
Fax: 22 207 38 17
E-mailinformacoes@acm.gov.pt
De segunda a sexta-feira (dias úteis), das 08h00 às 17h00

CNAIM Lisboa
Atendimento presencial sem marcação prévia
Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 Lisboa

Fax: 21 810 61 17
E-mail: informacoes@acm.gov.pt
De segunda a sexta-feira (dias úteis), das 08h00 às 17h00

CNAIM Beja
Atendimento presencial sem marcação prévia
Edifício Administrativo do Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito
Av. Salgueiro Maia, s/n
7800-552 Beja

Telefone: 808 257 257 | 21 810 61 91 (Linha de Apoio a Migrantes)
Fax: 22 207 38 17
E-mail: informacoes@acm.gov.pt
De segunda a sexta-feira (dias úteis): das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

CNAIM Algarve
Atendimento presencial sem marcação prévia
Loja de Cidadão
Mercado Municipal, 1.º Piso
Largo Dr. Francisco Sá Carneiro 8000-151 Faro

Telefone: 808 257 257 | 21 810 61 91 (Linha de Apoio a Migrantes)
E-mailinformacoes@acm.gov.pt
De segunda a sexta-feira (dias úteis), das 08h00 às 17h00

Avisos PO ISE:
fundos.portugal2020@acm.gov.pt

Avisos FAMI:
fundos.comunitarios@acm.gov.pt

Vacinação COVID-19: plataforma online para registo de cidadãos/ãs estrangeiros/as sem número de utente

Cartões informativos sobre vacinação COVID-19: 

. Árabe (ar)
. Espanhol (es)
. Francês( fr) 
. Hindi (hi)
Inglês (en)
. Mandarim (zh)
. Nepalês (ne)
. Português (pt)
. Romeno (ro)
. Russo (ru)
. Tailandês (th)
. Ucraniano (uk) 

Se tem número de utente, faça o seu autoagendamento

Se precisar de apoio no registo e/ou autoagendamento, ou estiver com dificuldades no processo de vacinação, poderá contactar-nos através do e-mail: covid19@acm.gov.pt

Mais informação sobre vacinação COVID-19

Informação sobre o Plano de Desconfinamento

FAQ sobre as medidas de combate à pandemia COVID-19 tomadas pelo Governo

Guia sobre o COVID-19 da Associação Médicos do Mundo Portugal:

Alemão (de)
. Árabe (ar)
Bengali (bn)
Espanhol (es)
Finlandês (fi)
Francês (fr)
Fula (ff)
Hebraico (he)
Hindi (hi) 
Inglês (en)
Italiano (it)
Japonês (ja)
Mandarim (zh)
Mandinga (man)
Neerlandês (nl)
Nepalês (ne)
Polaco (pl)
Português (pt)
Romeno (ro)
Russo (ru)
Sueco (sv)
Tigrínia (ti)
Turco (tr)
Ucraniano (uk)
Urdu (ur)

Folheto OIM sobre COVID-19, em mais de 30 idiomas.

Três documentos OIM sobre Covid-19 para migrantes, em vários idiomas.

 

As informações apresentadas são de caráter meramente indicativo, tendo como principal finalidade disponibilizar orientação genérica, sem qualquer propósito de exaustividade, não dispensando, em qualquer caso, a consulta junto das entidades competentes e o recurso a aconselhamento profissional no âmbito das temáticas que dela são objeto.

migrant-support-line

the-line-is-open-monday-to-fridayknow-more

Работает на Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.