Asset Publisher Asset Publisher

“Mais Líderes” - ACM e Embaixada de Cabo Verde arrancam com programa de formação cívica

Imagem em Destaque
“Mais Líderes” - ACM e Embaixada de Cabo Verde arrancam com programa de formação cívica
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM), através do Programa Escolhas, e a Embaixada de Cabo Verde deram hoje início, na Presidência do Conselho de Ministros, ao programa de formação cívica “Mais Líderes”. Esta ação, destinada a jovens descendentes cabo-verdianos, concretiza-se no âmbito da parceria de cooperação estabelecida entre os Governos de Portugal e de Cabo Verde, em 2014.
O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, referiu-se ao simbolismo do local de arranque desta iniciativa, que ilustra a importância que lhe é atribuída e fez votos para que os 26 jovens presentes terminem a formação “mais capazes de levar a mudança aos locais onde se encontram”, exercendo a sua cidadania primeiro ao nível local para, depois, a puderem exercer também a níveis mais vastos, na qualidade de “cidadãos globais”.
Presente também nesta sessão inaugural, a Embaixadora de Cabo Verde, Madalena Neves, pediu a todos os presentes para aproveitarem esta oportunidade de formação “partilhando experiências e pondo os seus conhecimentos ao serviço das comunidades a que pertencem, em Portugal e em Cabo Verde”, nomeadamente “identificando dificuldades e soluções que sejam necessárias, para evitar a eclosão atempada de conflitos”.
Esta primeira sessão, dedicada ao tema “O cidadão e a sociedade”, prosseguiu com o testemunho da deputada social-democrata Mónica Ferro, ligada às áreas da cidadania e dos direitos, e que deixou a estes jovens líderes um testemunho da sua experiência pessoal.
As próximas sessões deste programa , coordenado pela Associação Coolpolitics, serão dedicadas às instituições democráticas, aos direitos, convenções e justiça, à literacia para os media e à cidadania.
Cada uma destas áreas será abordada na dimensão local, nacional e global, havendo uma especial preocupação por estabelecer paralelos entre territórios. O programa estruturar-se-á em 5 sessões, que decorrerão mensalmente, aos sábados, entre os meses de junho a dezembro de 2015.
De referir ainda que os jovens formandos que foram selecionados têm idades compreendidas entre os 19 e os 33 anos, e face ao que foi apresentado tanto na ficha de inscrição, como na carta de motivação, demonstram possuir espírito de liderança, facilidade de relacionamento, gosto e motivação pelas áreas que irão ser abordadas no decorrer deste programa de formação.
Manuel Cabral, um dos selecionados, referiu fazer sentido estar neste programa no seguimento da vinda dos seus pais e dos amigos dos seus pais para Portugal. Espera agora “poder receber algumas ferramentas para ajudar Cabo Verde a ir para a frente”.
Para Almerindo Fontes, esta formação “será importante para conhecer melhor a realidade de Cabo Verde” de onde vieram os seus pais e também muitos dos destinatários de diversos programas sociais com os quais colabora e que são destinados a esta comunidade.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.