Asset Publisher Asset Publisher

25 Jovens universitários (as) das comunidades ciganas recebem bolsas de estudos - “É o princípio de um sonho”

Imagem em Destaque
25 Jovens universitários (as) das comunidades ciganas recebem bolsas de estudos - “É o princípio de um sonho”
1º Encontro Programa OPRE - Programa Operacional de Promoção da Educação
O OPRE - Programa Operacional de Promoção da Educação arrancou formalmente, nos dias 19 e 20 de novembro, com a realização do 1º encontro dos 25 jovens selecionados (as). 14 raparigas e 11 rapazes, estudantes do ensino superior, provenientes das comunidades ciganas, reuniram-se durante dois dias e não esconderam a satisfação de poderem, através desta iniciativa do Programa Escolhas, do ACM, em parceria com a Associação Letras Nómadas e a Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, continuar os seus estudos universitários.
Esta iniciativa, que pretende ajudar a evitar o abandono precoce dos estudos de nível superior, viabilizou a atribuição de 25 bolsas a jovens ciganos (as) universitários (as) de 17 instituições de ensino superior e de 11 áreas de competência.
Samuel, Almerindo, Teresa, Hélia, Luís e Sónia, alguns dos jovens selecionados, são unânimes em considerar um privilégio terem sido contemplados com uma bolsa de estudos, que lhes irá abrir caminho à continuação de um percurso académico superior. “É o princípio de um sonho”, que irá “marcar positivamente o meu futuro”, disse o jovem Almerindo. “É um incentivo para nós”, acrescentou ainda Teresa, à qual se juntaram os restantes estudantes a realçar que “é possível concretizar os sonhos”.
Os 25 jovens participantes, oriundos(as) de 18 conselhos do país, nomeadamente Lisboa, Tomar, Beja, Coimbra, Porto, Portalegre e Minho, vão beneficiar, para além da bolsa anual de 1.500,00 euros, de apoio técnico especializado, nomeadamente ao nível da sensibilização e mediação familiar, assim como de acompanhamento e tutoria, por parte de especialistas na área da integração escolar das comunidades ciganas.
Com o objetivo de potenciar o sucesso pessoal e educativo destes jovens, atenuando as barreiras existentes entre estas comunidades e o sistema de ensino, através de um trabalho de mediação, o Programa OPRE irá possibilitar também a frequência de um Programa de Capacitação, que prevê a realização de quatro encontros residenciais de dois dias.
 
"É um dia importante para a igualdade em Portugal"
A Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, acompanhada pelo Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, marcou presença no encontro e entregou pessoalmente os diplomas aos 25 bolseiros. "É um dia importante para a igualdade em Portugal", na medida em que este projeto de natureza inclusiva, que já provou no passado ter sucesso, se transformou numa política pública.
Nestes encontros formativos, os jovens terão acesso às soft skills necessárias para o sucesso no ensino superior e serão preparados para os desafios inerentes à sua frequência. Empoderamento, desenvolvimento pessoal, igualdade de género, identidade cigana, a importância da coesão grupal e mobilização para o reforço do movimento de ativistas ciganas/os pela educação, serão outras temáticas em foco.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.