Asset Publisher Asset Publisher

Dia Municipal da Igualdade - 8 municípios recebem Prémio Viver em Igualdade

Imagem em Destaque
Dia Municipal da Igualdade - 8 municípios recebem Prémio Viver em Igualdade
O Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, e a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, presidiram, no dia 24 de outubro, no Teatro Trindade, ao lançamento do Roteiro Cidadania em Portugal, uma cerimónia que, como forma também de assinalar o Dia Municipal da Igualdade, incluiu a entrega do Prémio Viver em Igualdade, uma iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
A Presidente da CIG, Teresa Fragoso, entregou o Prémio Viver em Igualdade, uma iniciativa que tem como objetivo distinguir municípios com boas práticas de integração da dimensão da Igualdade, Cidadania e Não Discriminação, na sua organização e funcionamento, bem como nas atividades por si desenvolvidas. "(...)Um prémio simbólico que reconhece a excelência do trabalho efetuado em prol da Igualdade (...) uma área em que ainda há muito a fazer", afirmou, acrescentando que "o reconhecimento do trabalho realizado pelas autarquias significa que têm sido dado passos importantes a nível local".
O Prémio foi entregue a 8 municípios portugueses (Abrantes, Alfândega da Fé, Cascais, Lagoa, Lisboa, Odivelas, Oliveira de Azeméis e Póvoa do Lanhoso). 13 autarquias foram contempladas com Menções Honrosas (Amadora, Fafe, Figueira da Foz), Hora (Açores), Mirandela, Madalena (Açores) e Câmara de Lobos (Madeira), Sever do Vouga, Vila Franca de Xira, Vila do Conde, Vila do Porto (Açores) e Vila Verde).
O Júri do Prémio Viver em Igualdade foi constituído por Virgínia Ferreira, professora e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Ana Costa, do GRAAL, em representação do Conselho Consultivo da CIG - Secção das ONG, e Rosa Oliveira, da CIG.
A marcar presença na ocasião, estiveram também o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e o presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR), Marco Domingues.
 
Roteiro Cidadania em Portugal - a percorrer o país até junho de 2017
 
A cerimónia de entrega do Prémio Viver em Igualdade terminou com a partida da carrinha Cidadania em Portugal, a assinalar o lançamento da iniciativa Roteiro Cidadania em Portugal.
A carrinha irá percorrer o país, até dia 30 de junho de 2017, com ações de esclarecimento e atividades várias no âmbito da cidadania. Em destaque vão estar dez temas: saúde e qualidade de vida; combate às desigualdades; educação para a cidadania; ambiente e bem-estar; igualdade de género; territórios sustentáveis e desenvolvimento local; instituições eficazes e inclusivas; trabalho digno e crescimento económico e luta contra a pobreza e exclusão social.
O objetivo, explicou a Secretária de Estado, passa por pôr o país a debater questões de Cidadania e dar a conhecer às comunidades os bons exemplos neste âmbito, estimulando, em paralelo, a reflexão sobre o combate às desigualdades ou discriminações.
"Vamos levar a carrinha da cidadania até 100 concelhos, sem esquecer as regiões autónomas", revelou o Ministro-adjunto, considerando ser “uma circunstância feliz ter reunido, na mesma Tutela, a Igualdade e as Autarquias Locais, temas de todos, de homens, de mulheres (...) temas de afirmação de cidadania".
A carrinha "Cidadania em Portugal", onde viajam dois animadores, leva consigo diversos materiais pedagógicos e didáticos sobre Igualdade e Cidadania, segue agora para Sintra, Seixal, Montijo, Setúbal, Almada e Odivelas.
O Roteiro Cidadania em Portugal é uma iniciativa do Governo, em parceria com a ANIMAR, com o envolvimento da Rede de Universidades Seniores (RUTIS), Inatel, federações académicas, Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), Federação de Surdos, Economia Social, autarquias, organismos da administração pública, entre outras entidades.
 

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.