Asset Publisher Asset Publisher

Porto - Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) abre com nova "cara"

Imagem em Destaque
Porto - Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) abre com nova "cara"
Com novas instalações e localização, foi no passado dia 6 de julho, inaugurado o novo Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do Porto, que surge agora também com outra designação, substituindo a de Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI).
A presidir à abertura do CNAIM Porto, esteve o Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, acompanhado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, pelo Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. O Presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto (Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória), António Fonseca, marcou  também presença na ocasião, assim como os representantes das entidades presentes neste CNAIM: Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT); Conservatória dos Registos Centrais (CRC); Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF); Direção-Geral de Educação (DGE); e Segurança Social (SS).
A cerimónia de inauguração foi antecedida pela atuação musical do grupo de percussão do projeto T3tris - E6G (Programa Escolhas).
 
"Uma prova de que Portugal sabe integrar os seus migrantes"
 
A nova designação de CNAIM prende-se com os novos desafios migratórios, que vieram exigir uma maior abrangência por parte dos serviços de apoio à integração. O Ministro Adjunto realçou o facto desta renovação ser "uma prova de que Portugal sabe acolher e integrar os seus migrantes", sublinhando que, com este Centro, "o Porto está a demonstrar a sua tradição de terra da liberdade, cosmopolita, e de saber receber, saber informar sobre os direitos e deveres".
Para o Presidente da Autarquia do Porto, este CNAIM assume-se como "um marco histórico" e "um passo em frente para o acolhimento e a integração dos migrantes".
Após o descerramento da Placa inaugural, os presentes visitaram as novas instalações e todos os gabinetes.
O CNAIM do Porto integra o Gabinete de Acolhimento e Triagem (GAT), o Gabinete de Apoio ao Emprego (GAE), o Gabinete de Apoio Social (GAS), o Gabinete de Apoio ao Reagrupamento Familiar (GARF), o Gabinete de Apoio Jurídico ao Imigrante (GAJI), o Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM) e o Gabinete de Educação. Entre os serviços disponíveis estão ainda o Projeto de Empreendedorismo para Estudantes Internacionais (PEPEI), o Espaço do Cidadão (AMA - Agência para a Modernização Administrativa) e o Espaço Criança.
O ACM inclui também, neste CNAIM Porto, o Programa Escolhas, o Programa Mentores e o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig).
 
Notícias relacionadas

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.