Asset Publisher Asset Publisher

"Direitos Humanos & Integração" - Entrega de prémios de Jornalismo

Imagem em Destaque
"Direitos Humanos & Integração" - Entrega de prémios de Jornalismo
Os prémios de Jornalismo "Direitos Humanos & Integração" foram entregues esta quinta-feira, dia 21 de setembro, em cerimónia realizada no Palácio Foz, em Lisboa. A 12.ª edição deste Prémio de Jornalismo, iniciativa conjunta da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, da Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, contou com um total de 74 trabalhos a concurso.
 
O júri, composto por Guilherme d'Oliveira Martins (Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian), Catarina Duff Burnay (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Universidade Católica Portuguesa) e Adelino Gomes (Jornalista), distinguiu "Love you mom", de Ana Leal, da TVI, com o 1º Prémio na categoria de Meios Audiovisuais, "Calar, nunca!", de Ana Maria Ramos Aranha, da Antena 1, com o 1.º Prémio de Rádio, e "Este é o apocalipse dos sem direito a casa", de Joana Gorjão Henriques, do Público, com 1º Prémio Imprensa Escrita.
 
O Prémio Comunicação social regional e local foi atribuído, ex aequo, aos trabalhos "Quando a história de Maria se repete demasiadas vezes", de Martine Rainho,  do Semanário Região de Leiria, e "Quando um murro nem sempre é um murro", de Paulo Barriga, do Diário do Alentejo.
Menções Honrosas
Este Prémio de Jornalismo atribuiu ainda Menções Honrosas aos trabalhos nas diversas categorias a concurso.
Na categoria de Meios Audiovisuais esta distinção foi para: "Renegados", de Sofia Pinto Coelho, Filipe Ferreira, Rui Berton, Isabel Cruz e José Dias, da SIC; "Quando estou a cantar não estou preso", de Raquel Marinho, Odacir Júnior, Eurico Bastos, Cláudia de Araújo, Miguel Van der Kellen e Luís Marçal, da SIC; "Cegueira de Vencer", de Mónica Palma, Miguel Conceição, Ana Borges Pinto, Ágata Serralva, Jan Alec Carr, da CMTV; "A Orquídea", de Mafalda Gameiro, da RTP; "Bairro do Cerco: a revolução da juventude", de Catarina Lázaro, José Vaio, Miguel Castro e Sandra Cadeireiro, da SIC; e "Angola, um país rico com 20 milhões de pobres", de Susana André, Carlos Morais, Tiago Quental Martins, Luís Bispo, Marta Coelho, Cláudia Ganhão e José Dias, emitida na SIC.
Os trabalhos de Rádio "Encalhados no Quintal da Europa", de Catarina Santos, da Rádio Renascença, e "Na hora de pôr a mesa", de Isabel Meia e Herlander Rui Freitas Matos, para a TSF, foram também premiados com Menções Honrosas.
Na categoria Imprensa Escrita, receberam Menções Honrosas os trabalhos: "Aqui morreu uma mulher», de Teresa Campos e José Carlos Carvalho, da Visão; "Meia vida escrava", de Sílvia Caneco, da Visão; "Racismo em Português", de Joana Gorjão Henriques, do Público; e "Devolvidos a Cabo Verde", de Catarina Gomes, do Público.
Direitos Humanos e Liberdades fundamentais
Este Prémio de Jornalismo Direitos Humanos e Integração foi criado em 2006, pelo então Instituto da Comunicação Social, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO, com os objetivos de reconhecer e distinguir os trabalhos desenvolvidos pela comunicação social nacional, em temas como os Direitos Humanos e Liberdades fundamentais, inclusão social e a não discriminação por razões de origem étnica, de género, de religião, de incapacidade física ou mental, de idade, de orientação sexual.
 
Notícias Relacionadas

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.