O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) promoveu, nos dias 27 e 31 de maio, dois Encontros de Equipas de Mediação Municipais Interculturais (EMMI), com 12 municípios das Regiões Centro e Norte envolvidos neste Projeto. As reuniões tiveram como objetivo partilhar experiências e práticas de intervenção no Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais, dirigido às comunidades imigrantes e ciganas presentes nos territórios com projetos aprovados nesta área.
O Município de Pombal recebeu as Equipas de Mediadores Municipais Interculturais (EMMI) da Região Centro, designadamente Leiria, Peniche, Pombal, Santarém, Sertã e Torres Vedras. Já o Município de Vila Nova de Gaia recebeu as Equipas da Região Norte, nomeadamente Barcelos, Gondomar, Paredes, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar e Viana do Castelo.
As reuniões contaram com a presença dos mediadores portugueses, da comunidade cigana e de origem imigrante que integram o Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais, e contaram igualmente com a presença da Vereadora com pelouro da Imigração, Integração e Inclusão, Catarina Silva, e da Chefe da Divisão de Ação Social do Departamento de Ação Social, Saúde e Habitação da Direção Municipal de Políticas Sociais, Susana Lacerda.
O Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) do Quadro Comunitário Portugal 2020 (PT2020), através do ACM, enquanto Organismo Intermédio, sendo que no âmbito do AVISO n.º POISE 33-2021-02 foram aprovados 20 projetos, sendo dois da região do Alentejo, 10 da região Centro e oito da região norte.
Os 20 municípios envolvidos no Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais, aprovados no âmbito do Aviso n.º POISE 33-2021-02, são: Alfândega da Fé; Alvito; Barcelos; Borba; Carrazeda de Ansiães; Covilhã; Fundão; Gondomar; Leiria; Paredes; Peniche; Pombal; Santarém; Sátão; Sertã; Torres Vedras; Viana Do Castelo; Vila Nova de Gaia; Vila Pouca de Aguiar; e Viseu.
Consulte o Aviso n.º POISE 33-2021-02.