Asset Publisher Asset Publisher

CNAIM distinguido na II Gala de Mérito Migrante

Imagem em Destaque
CNAIM distinguido na II Gala de Mérito Migrante

20.09.2023

O Centro Nacional de Apoio a Integração de Migrantes (CNAIM) foi distinguido com o prémio Mérito Migrante, na categoria “Instituto Público”, na II Gala de Mérito Migrante, pela importância fundamental e exemplo de acolhimento de migrantes em Portugal.

Na iniciativa, promovida pela Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania (ALCC) na sexta-feira, dia 15 de setembro, no Auditório António de Almeida Santos da Assembleia da República, a distinção foi recebida pelo Presidente do Conselho Diretivo do ACM, em regime de substituição, José Reis, e pela Coordenadora do Núcleo de Apoio à Integração de Migrantes, Ana Couteiro.

A ocasião contou com as presenças da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, do Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), Luís Goes Pinheiro, da Vogal da AIMA, Sónia Pereira, e da Presidente da Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania (ALCC), Edmundo Rodrigo Silveira.

A Gala distinguiu ainda personalidades e entidades de áreas como a Cultura, a política, o Empreendedorismo, entre outros.

A Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém, a Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) e a Associação Renovar Mouraria foram três das associações galardoadas, na categoria “Associativismo”.

Na categoria “Cultura” foram distinguidos Jacira da Conceição, António Prazeres Tonecas, Renato Rodyner, Lívio de Morais e Valéria Carvalho. Foram premiados na categoria “Empreendedora” Sara Sarowsky, Roselyn Silva e Isabel Cutana. Já na categoria “Comunicação”, foi distinguido João do Rosário, na categoria “Empresário”, Tiago Cardoso, na categoria “Empresária”, Isabel de Paula, na categoria “Investigação”, Linete Rosário e na categoria “Política”, Beatriz Gomes Dias. A Universidade Lusófona foi distinguida na categoria “Educação” e a “Vou mudar para Portugal” na categoria “Empresa”.

A Gala de Mérito Migrante tem como propósito distinguir cidadãos/ãs migrantes e entidades pelo seu relevante contributo na promoção da inclusão e integração de pessoas migrantes, sendo promovida pela Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania (ALCC), com a parceria da Assembleia da República, e financiada pelo ACM, no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Imigrante (PAAI).

Os Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), criados em 2004, reúnem, num mesmo espaço, diferentes serviços, instituições e gabinetes de apoio especializado, do ACM e de outros organismos públicos, sendo uma resposta de referência no apoio ao acolhimento e integração de migrantes. Atualmente existem quatro CNAIM: Norte, Lisboa, Beja e Faro.


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.