Asset Publisher Asset Publisher

ACM e DGRSP - parceiros na capacitação de profissionais para a interculturalidade

Imagem em Destaque
ACM e DGRSP - parceiros na capacitação de profissionais para a interculturalidade
O ACM e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) assinaram, no dia 19 de julho, um Protocolo de Colaboração interinstitucional com o objetivo de reforçar conhecimentos e competências nas principais áreas temáticas ligadas à interculturalidade e discriminação. A cerimónia de assinatura, realizada no Salão Nobre do Ministério da Justiça, em Lisboa, contou com as presenças da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e da Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro.
Este Protocolo, assinado na ocasião pelo Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e pelo Diretor-Geral, Procurador-Geral Adjunto da DGRSP, Celso Neves Manata, visa capacitar os recursos humanos da DGRSP ligados às áreas da Reeducação e Reinserção Social, assim como o Corpo da Guarda Prisional, dotando-os de conhecimentos e “ferramentas” específicas para comunicar de forma acessível com pessoas migrantes e grupos étnicos.
O ACM irá promover, no âmbito deste Protocolo, 14 ações de formação, de norte a sul do país, abrangendo cerca de 300 participantes, onde serão trabalhados conteúdos relativos a Estereótipos, Discriminação Racial, Fenómeno Migratório e Grupos Étnicos, tendo em vista uma atuação mais qualificada e inclusiva destes profissionais junto destes públicos-alvo.
“Deposito as maiores expetativas nesta iniciativa”
A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade realçou a importância deste Protocolo “para as políticas de integração e de promoção dos direitos humanos”. “Vivemos momentos de grandes desafios, em que as migrações são uma realidade bem presente, pelo que a formação dos trabalhadores da área da Reeducação e Reinserção Social é uma aposta essencial”, referiu ainda Rosa Monteiro.
A capacitação de Recursos Humanos para a diversidade é, para Rosa Monteiro, fulcral, num país que já regista 200 nacionalidades. “Deposito as maiores expetativas nesta iniciativa”, disse ainda Rosa Monteiro, destacando o fato desta ser uma experiência já testada através de 3 ações de formação, realizadas em Lisboa, Porto e Coimbra.
Interiorizar a inclusão
Sensibilizar a sociedade e os profissionais para uma interiorização da inclusão e para a construção de uma sociedade mais global e um país com uma postura de abertura para a interculturalidade é, para a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, um dos maiores valores trazidos por esta iniciativa, que vem ao encontro da realidade do país: “O sistema prisional apresenta um número considerável de cidadãos/ãs de várias nacionalidades, exigindo por isso uma maior preparação dos profissionais da área”, salientou Helena Mesquita Ribeiro.
 
Notícias relacionadas:

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.