CNAI de Lisboa celebra 11 anos de atividade com novos serviços

O Centro Nacional de Apoio ao Imigrante de Lisboa (CNAI), do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), celebra hoje, dia 16 de março, o seu 11º aniversário.
A cerimónia, marcada para as 10 horas, no edifício do CNAI, assinala a inauguração do novo Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM) e do Espaço Cidadão, uma parceria com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

A ocasião vai incluir, pelas 10h30, na Sala Europa do edifício, a assinatura do Protocolo de abertura dos Espaços do Cidadão nos CNAI de Lisboa e Porto, na presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, do Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e do Presidente do Conselho Diretivo da AMA, Paulo Neves.

MAIS DE 3,5 MILHÕES ATENDIMENTOS

O CNAI de Lisboa, criado em 2004, totaliza mais de 3,5 milhões de atendimentos ao longo destes 11 anos de atividade, comprovando ser um caso de sucesso no acolhimento e apoio à integração de imigrantes.

O CNAI de Lisboa concentra, no mesmo edifício, 9 gabinetes de apoio, em parceria com a sociedade civil (associações de imigrantes e ONG`s), nas mais diversas áreas de interesse para o cidadão imigrante, nomeadamente: Gabinete de Acolhimento e Triagem, Gabinete de Apoio ao Reagrupamento familiar, Gabinete de Apoio Social, Gabinete de Apoio Jurídico ao Imigrante, Gabinete de Apoio à Habitação, Gabinete de Apoio ao Imigrante consumidor, Gabinete de Apoio ao Imigrante Sobre endividado, Gabinete de Apoio ao Emprego, Gabinete de Apoio à Qualificação.

A par dos gabinetes, funcionam também no mesmo edifício, instituições governamentais parceiras, em articulação permanente com os seus serviços, sempre na ótica das necessidades do cidadão imigrante. São elas, nomeadamente: a Segurança Social (SS), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o Ministério da Educação e Ciência (MEC), o Ministério da Saúde (MS), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Conservatória dos Registos Centrais (CRC).

Atendimento mais próximo

Os atendimentos no CNAI são efetuados por mediadores interculturais, sendo a grande maioria imigrante, e muitos deles fluentes em mais do que um idioma, permitindo um atendimento próximo, para facilitar o acolhimento inicial, bem como o posterior processo de inclusão na sociedade portuguesa.

Recorde-se que, desde a sua criação, o CNAI tem sido alvo de diversas distinções, nacionais e internacionais, sendo constantemente visitado por comitivas internacionais com vista a replicarem o modelo nos seus países.

Mais informações em www.acm.gov.pt
Contactos: Susana Antunes – susana.antunes@acm.gov.pt 


Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.