Projetos Inovadores promovem as Comunidades Ciganas

O Alto Comissariado para as Migrações formaliza, amanhã, dia 14 de maio, o arranque dos 11 projetos aprovados a financiamento, no âmbito do FAPE – Fundo de Apoio à ENICC (Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas), com a assinatura de 11 protocolos de apoio, no valor aproximado de 50.000,00 €.

A cerimónia decorrerá no Auditório do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI), em Lisboa, e contará com a presença do Alto- comissário para as Migrações.

Recorde-se que estes projetos de cariz experimental e inovador, de duração não superior a 9 (nove) meses, visam a promoção do combate à discriminação e sensibilização da opinião pública, a formação sobre cidadania e o incentivo à participação das comunidades ciganas enquanto exercício de cidadania, podendo admitir um variado leque de ações, tais como:

a) Ações de formação/sensibilização com vista ao combate da discriminação das comunidades ciganas e à promoção do diálogo intercultural entre estas e a sociedade maioritária.

b) Ações de formação para a cidadania focalizadas no desenvolvimento de competências e na participação comunitária.

c) Ações de formação para o associativismo.

d) Ações/Iniciativas de promoção de atividades económicas e empreendedoras.

O processo de candidaturas contou com a apresentação de 53 candidaturas, provenientes de todo o território nacional, de entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, incluindo candidaturas de Associações Ciganas, tendo sido divulgados os resultados provisórios no dia em que se assinalou o Dia Internacional dos Ciganos (8 de abril).

Dessas ações experimentais e inovadoras destacam-se ações de formação/sensibilização com vista ao combate à discriminação das comunidades ciganas e à promoção do diálogo intercultural entre estas e a sociedade maioritária, através de Sessões de Debate/Teatro Fórum, Campanhas de Sensibilização, Produção de Documentários, Programa de Rádio, Workshops e Ateliers de Dança e Música, Seminários e outras iniciativas de cariz cultural, que pretendem mostrar a história e cultura ciganas. De salientar, a realização de uma campanha se sensibilização na área da saúde e prevenção de doenças, junto da comunidade cigana ou a criação de um jogo lúdico-pedagógico sobre a cultura cigana, por forma a sensibilizar os mais novos para o não preconceito. Para além disso, prevê a realização de ações de formação para jornalistas e editores.

Relativamente às ações de formação para a cidadania focalizadas no desenvolvimento de competências e na participação comunitária, destacam-se as ações de formação que preveem o empowerment das mulheres ciganas, através da promoção da igualdade de género, prevenção da violência de género e associativismo feminino dinamizadas por mulheres ciganas ou ações de formação que visam capacitar as comunidades ciganas para a relação com os Media, através da produção de um filme de curta duração.

Por fim, serão ainda realizadas ações de formação na área do associativismo, que trabalharão as áreas da avaliação e projetos, financiamento, marketing associativo, técnicas de comunicação, liderança e trabalho de equipa. 

Entidade

Projeto

Local

ADC Moura - Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura

Comunicação Comunitária para relação com os Media

Moura

Associação Concretizar

Concretizar Co(n)vivências

Lousã

Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas - AMUCIP

Entre Linhas

Amora

Beira Serra - Associação Promotora do Desenvolvimento Rural Integrado

SIM! Sensibilizar, Incluir, Mobilizar

Covilhã

Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola n.o 10 - CASPAE 10

Cultura Cigana em Movimento

Coimbra

Centro Social Cultural e Recreativo Abel Varzim

CONTA MAIS

Barcelos

Letras Nómadas - Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas

Latchi Satipen (Boa Saúde)

Amora

Lifeshaker - Associação

Sim!

Almada – Caparica

Maiêutica - Cooperativa de Ensino Superior CRL

“(In)Formar para a Igualdade e para a Cidadania

Maia

PASEC - Plataforma Animadores Socioeducativa e Cultural

Integra-te

Vila Nova de Famalicão

Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado

CIGA

Alcaçovas

 

Para mais informações queira contactar a Assessoria de Imprensa através do e.mail: susana.antunes@acm.gov.pt 


Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.