Rede de Projetos para Portugueses

Os portugueses interessados em abraçar novos desafios dispõem de várias iniciativas, quer institucionais quer privadas e informais, que dão a conhecer oportunidades e desafios profissionais, em Portugal e pelo mundo, como :
 
Conselho da Diáspora Portuguesa – World Portuguese Network
O Conselho da Diáspora Portuguesa é uma associação sem fins lucrativos, constituída no dia 26 de dezembro de 2012, com o alto Patrocínio do Presidente da República, e tem como propósito estreitar as relações entre Portugal e a sua diáspora, os portugueses e descendentes que, através do seu mérito, talento e influência, contribuam para a afirmação universal dos valores e cultura que unem todos os portugueses, bem como para a elevação da reputação do país e, assim, o desenvolvimento e prosperidade de Portugal.
O principal instrumento de intervenção do Conselho da Diáspora Portuguesa é a World Portuguese Network que envolve um conjunto alargado de Portugueses de influência em quatro áreas: Economia, Ciências, Cultura e Cidadania.  
A atuação do Conselho da Diáspora Portuguesa desenvolve-se em 4 eixos centrais:
- promover e organizar a institucionalização de uma rede de contactos entre os portugueses e lusodescendentes a residirem no exterior;
- estruturar e coordenar um processo de comunicação regular entre os membros da rede;
- fomentar e aprofundar as relações e atividades de ligação entre os membros da associação e as instituições nacionais;
- estabelecer e aprofundar as ligações da associação com outras redes de comunidades portuguesas no exterior.
 
EURES - Serviços Europeus de Emprego
O EURES - Serviços Europeus de Emprego - são uma rede de cooperação e facilitação da livre circulação dos trabalhadores no Espaço Económico Europeu e Suíça. Os parceiros da rede incluem os serviços públicos de emprego, os sindicatos e as organizações de empregadores. A rede é coordenada pela Comissão Europeia.
Os principais objetivos da EURES são:
- informar, orientar e aconselhar os trabalhadores sobre oportunidades de emprego, bem como sobre as condições de vida e de trabalho no Espaço Económico Europeu;
- assistir empregadores que pretendam recrutar trabalhadores de outros países;
- aconselhar e orientar os trabalhadores e os empregadores nas regiões transfronteiriças.
 
Portuguese Entrepreneurs
O Movimento Portuguese  Entrepreneurs é feito de e para empreendedores portugueses sem fronteiras. Apoia a formação de jovens empreendedores, promove a consultoria para empresários e apresenta oportunidades de negócio e investimento para investidores.
 
FAZ – Concurso de Ideias de Origem Portuguesa
Iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, o FAZ - Concurso de Ideias de Origem Portuguesa destina-se exclusivamente aos portugueses na diáspora que têm ideias, talento e vontade de fazer mais e melhor.
Incidindo na área do empreendedorismo social, convoca aqueles que, apesar da distância, desejam participar na construção do seu país, mantendo-se ativos e participativos numa destas quatro áreas:

- Ambiente e Sustentabilidade
- Inclusão Social
- Diálogo Cultural
- Envelhecimento

 
TEIA – Transforming Emigration into Action (em desenvolvimento)
É um projeto em desenvolvimento que pretende afirmar-se como um mercado online que junta empreendedores portugueses que pretendem internacionalizar os seus negócios com profissionais portugueses estabelecidos no estrangeiro.
Pretende que, através da TEIA, os empreendedores possam encontrar e contratar serviços disponibilizados por profissionais portugueses estabelecidos em países que sejam considerados mercados-alvo dos seus negócios. Desta forma e apesar da distância, os emigrantes portugueses podem manter-se ligados ao tecido empresarial português.
A TEIA foi um dos projetos finalistas do “Faz – Concurso de Ideias de Origem Portuguesa”, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian destinada a portugueses na diáspora no âmbito do empreendedorismo social.
 
Grouuer - Bridging Portuguese People
O Grouuer é a rede social que liga os portugueses no mundo estabelecendo entre si ligações pessoais e profissionais mais fortes e eficazes que visam gerar novas oportunidades e abrir novos horizontes.
 
The Star Tracker
A rede social The Star Tracker foi fundada por um português e é uma rede exclusiva, em que se entra apenas por convite. Nasceu com a ideia de ligar e reforçar a capacidade de ação e o poder dos talentos portugueses no mundo. Apesar de, em 2015, se encontrar pouco dinamizada, conta com mais de três centenas de membros em mais de 250 cidades em 136 países por todo o mundo.
 
Portugal Sou Eu
O Portugal Sou Eu, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros 56/2011, é um programa do Ministério da Economia que visa a valorização da oferta nacional, através da dinamização do tecido empresarial e da reindustrialização assim como da mobilização de consumidores e empresas.
Embora não seja de raíz um promotor do emprego, o programa visa a dinamização de plataformas que permitam o encontro entre a oferta e a procura, assim como a criação de condições que viabilizem o estabelecimento de cadeias de fornecimento integradas, de modo a gerar um efeito positivo nas transações, quer no mercado interno, quer, posteriormente, no mercado internacional.
Neste sentido, o Portugal Sou Eu abre oportunidades para empreendedores em Portugal e em qualquer parte do mundo.
 
EURAXESS EUROPA
O EURAXESS EUROPA é uma iniciativa pan-europeia que proporciona acesso a uma vasto conjunto de informação e serviços de apoio a investigadores que pretendem desenvolver a sua carreira pela Europa. É um portal operado pela Comissão Europeia e suportado por 40 países europeus, que permite aceder a: oportunidades de emprego, bolsas e financiamento.
Uma rede de Centros de Serviços em 40 países europeus que ajudam investigadores e família a planear a sua ida para um novo país, em termos práticos (encontrar casa ou escola para as crianças) e legais (tratar de visto, residência, inscrição no sistema de saúde e segurança social, etc.).
Informação sobre os direitos e os deveres dos investigadores, empregadores e financiadores, código de conduta relativo aos procedimentos de recrutamento, assim como informação sobre condições de entrada num país e segurança social.
 
EURAXESS PORTUGAL
O EURAXESS Portugal complementa com informação nacional e local o portal EURAXESS Europeu e visa apoiar a mobilidade internacional de investigadores de e para Portugal. É operado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O EURASEXX PORTUGAL substitui o antigo ERACareers.pt.
 
Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Cooperação Transnacional
- Concurso para projetos conjuntos - Cooperação Eslováquia-Portugal:
Concurso para o biénio 2016-2017 para o intercâmbio de investigadores no âmbito de projetos comuns de investigação. O financiamento destina-se, estritamente, à mobilidade de investigadores participantes nos projetos.
Candidaturas até 08-06-2015
Saiba mais em Cooperação Eslováquia-Portugal: Concurso para projetos conjuntos
- Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos:
Consórcios compostos por, pelo menos, três entidades legais independentes, duas sediadas em dois países europeus participantes na European and Developing Countries Clinical Trials Partnership (EDCTP) e uma num país da África Subsariana.
- Concurso 1 "Projetos estratégicos com grande cofinanciamento" (com duração entre 3 e 5 anos)
- Concurso 2 "Melhoria no tratamento e gestão clínica de doenças da pobreza"
- Concurso 3 "Investigação e capacitação na resposta à doença do vírus de Ébola"
Candidaturas até 18-06-2015
Saiba mais em Concurso EDCTP "Projetos estratégicos com grande cofinanciamento"
 
Programa Horizonte 2020
O Horizonte 2020 é o maior programa de investigação e inovação de sempre, contando com perto de 80 mil milhões de euros para financiar a produção científica e tecnológica ao longo de sete anos (2014-2020). O acesso e envio de propostas ao Programa Horizonte 2020 são feitos integralmente online, bastando para o efeito aceder ao Portal dos Participantes http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/home.html, onde pode conhecer o calendário das futuras convocatórias para apresentação de propostas assim como as informações que estas devem considerar em matéria de investigação e inovação.
Existe financiamento dirigido a diferentes entidades:
Organizações académicas e industriais, em consórcio e/ou individualmente
Investigadores e equipas de investigação
Empresas – Pequenas e Médias Empresas (PME’s) e Indústria
No âmbito do Horizonte 2020, existem ainda vários prémios que distinguem ou financiam projetos de investigação científica e tecnológica, como por exemplo:
- Prémio Horizon Melhor Utilização de Antibióticos: visa estimular a inovação e encontrar soluções para o problema da crescente resistência aos antibióticos. O desafio é desenvolver um teste rápido e acessível que identifique, caso a caso, a necessidade de recorrer a um tratamento com antibióticos. Podem candidatar-se pessoas singulares e entidades jurídicas ou grupos de entidades jurídicas estabelecidas num Estado-Membro da UE ou num país associado ao programa Horizonte 2020. O prémio para o vencedor é de 1 milhão de euros.
Candidaturas abertas até 17.08.2016
Links úteis:
 
- Prémio Horizon Materiais para um Ar Limpo: visa a redução da poluição na atmosfera e podem candidatar-se pessoas singulares e entidades jurídicas ou grupos de entidades jurídicas estabelecidas num Estado-Membro da UE ou num país associado ao programa Horizonte 2020. O prémio para o vencedor é de 3 milhões de euros.
Candidaturas abrem de 26.01.2017 a 23.01.2018
Links úteis:
 
Bolsas, sites e portais com oferta de emprego em Portugal e no Mundo:
 
Bolsa de Emprego da Ordem dos Biólogos
 Bolsa de Emprego da Ordem dos Engenheiros  
Bolsa de Emprego da Ordem dos Farmacêuticos
Bolsa de Emprego da Ordem dos Médicos Dentistas
Bolsa de Emprego da Ordem dos Médicos
Bolsa de Emprego da Ordem dos Médicos Veterinários
http://www.omv.pt/projecto-confianca-futuro/
 
Bolsa de Emprego da Ordem dos Psicólogos 
 Bolsa de Emprego dos Técnicos Oficiais de Contas  
http://www.otoc.pt/pt/bolsaempregos/search.php
 
Bolsa de Emprego Espaço Arquitetura
Bolsa de Emprego Público
Career Jet
Carreiras Internacionais
Clip Emprego
http://www.clipemprego.com/
 
Emprego e Estágios
Emprego Net
Emprego pelo Mundo
Emprego Saúde
Expresso Emprego
Job Rápido
Manda-te
Net Emprego IEFP
Net Empregos
Ofertas de Emprego
Oportunidades Ordem dos Arquitetos
Portugueses à Volta do Mundo – Oportunidades
Sapo Emprego
Trabalhar na União Europeia
Universia Emprego

 

 

 

 

 


Alto Comissariado para as Migrações - ACM, IP
R. Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
  • Telefone:(+351) 218106100
  • Fax:(+351) 218106117

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.