Asset Publisher Asset Publisher

Conferência “20 anos da Lei da Liberdade Religiosa”

Imagem em Destaque
Conferência “20 anos da Lei da Liberdade Religiosa”
A Comissão da Liberdade Religiosa (CLR), em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, (ACM, I.P.) e com o apoio do Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso (GT DIR), promove a Conferência “20 anos da Lei da Liberdade Religiosa”. A iniciativa, que assinala o 20.º aniversário da Lei da Liberdade Religiosa, terá transmissão em direto no canal do YouTube do ACM, a partir das 15h00, de 22 de junho, Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso.
A conferência conta com intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunnem, da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, do Presidente da CLR, José Vera Jardim, e da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, e mensagens de Jorge Sampaio, do Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, e do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
A iniciativa inclui também a conferência “A Liberdade Religiosa – perspectiva histórica e internacional”, pelo Professor Jónatas Machado, um momento dedicado à Lei da Liberdade Religiosa, com participação do Conselheiro Sousa e Brito e de André Folque, membro da CLR e do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República, assim como um outro dedicado ao Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso.
A conferência é organizada com o objetivo de celebrar a efeméride, por ocasião do Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso, 22 de junho, e, assim, celebrar o 20.º aniversário da publicação da Lei da Liberdade Religiosa e promover a valorização da diversidade entre culturas e religiões.
A Assembleia da República (AR) aprovou, por unanimidade, no dia 21 de junho de 2019, um projeto de resolução que instituiu 22 de junho como Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso. O projeto aprovado resultou de uma proposta conjunta do ACM, I.P., do GT DIR e da Comissão da Liberdade Religiosa, elaborada na sequência do Congresso “Cuidar do Outro”, promovido em 3 de outubro de 2018, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
O Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso é celebrado simbolicamente na data de publicação da Lei da Liberdade Religiosa (Lei n.º 16/2001, de 22 de junho), reconhecida como um dos diplomas mais inovadores a nível europeu.
O GT DIR foi constituído em 2015, por iniciativa do ACM, I.P., e junta representantes de várias confissões religiosas presentes em Portugal. Contribuir para uma informação mais completa e mais esclarecida das várias matrizes culturais e religiosas das comunidades residentes em Portugal, procurando-se o reconhecimento e valorização da diversidade cultural e religiosa, tendo em vista o enriquecimento da sociedade portuguesa no seu todo, é a missão deste Grupo de Trabalho.
Programa (versão em PDF)
15h00 – Sessão de abertura
  • Evocação – Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso
  • Intervenção da senhora Ministra da Justiça, Dra. Francisca Van Dunnem
  • Mensagem do senhor Dr. Jorge Sampaio
  • Mensagem do senhor Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente
  • Intervenção de Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa
Intervalo
16h00 – Conferência “A Liberdade Religiosa – perspectiva histórica e internacional
Prof. Doutor Jónatas Machado
16h45 – Lei da Liberdade Religiosa: Como nasceu e como se desenvolveu e novos desafios, novas respostas
  • Conselheiro Sousa e Brito
  • Dr. André Folque, membro da Comissão da Liberdade Religiosa (CLR) e do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República
17h45 – Diálogo inter-religioso
Introdução: Moderadora Sara Narciso – Aliança Evangélica Portuguesa
Vídeo de Apresentação GT DIR (Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso)
Abertura pela senhora Alta-Comissária para as Migrações, Prof. Doutora Sónia Pereira
  • Tema 1: Impacto da LLR nas comunidades religiosas – União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia, Dr. Paulo Sérgio Macedo
  • Tema 2: Assistência Espiritual e Religiosa na Saúde – Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-Religioso |Religiões-Saúde, Pastor Jorge Humberto
  • Tema 3: Dimensão Social do GT DIR – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Portugal, Dr. Joaquim Moreira
  • Tema 4: Apresentação da Publicação Digital – “Liberdade Religiosa e Diálogo Inter-religioso em Portugal 2001-2021 – Testemunhos do GT DIR” – Comunidade Hindu de Portugal, Dra. Suryakala Chhaganlal
  • Tema 5: Diálogo Inter-religioso: Presente e Futuro – Igreja Católica Apostólica Romana – Patriarcado de Lisboa, Prof. Doutor Padre Peter Stilwell
Intervalo
18h30 – Sessão de encerramento
  • Presidente da CLR, Dr. José Vera Jardim
  • Ministra de Estado e da Presidência, Dra. Mariana Vieira da Silva
  • Mensagem do senhor Presidente da Assembleia da República, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.