Asset Publisher Asset Publisher

Dia Internacional das Raparigas: Campanha de sensibilização sobre casamentos infantis, precoces e forçados

Imagem em Destaque
Dia Internacional das Raparigas: Campanha de sensibilização sobre casamentos infantis, precoces e forçados
Neste Dia Internacional das Raparigas, 11 de outubro, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e o Grupo de Trabalho para a prevenção e combate aos casamentos infantis, precoces e forçados, criado em fevereiro de 2021 e o qual o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) integra, assinalam a data com uma campanha informativa dirigida a profissionais dos serviços públicos e técnicos/as com intervenção no terreno para desconstruir mitos associados a estas práticas e dar a conhecer alguns dos principais sinais de alerta a ter em conta.
As raparigas são mais afetadas por este fenómeno do que os rapazes por se encontrarem particularmente vulneráveis e expostas à violência na intimidade, ao tráfico para exploração sexual, à gravidez indesejada, com riscos de morte materna e infantil e com maior probabilidade de abandono escolar.
O Grupo de Trabalho foi criado em fevereiro deste ano pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e reúne um conjunto de especialistas e serviços relevantes nesta matéria – como são exemplo o ACM, a Procuradoria-Geral da República, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, a Polícia Judiciária, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a UNICEF Portugal bem como organizações da sociedade civil com serviços na área da violência e do tráfico de seres humanos.
Para compreender a realidade, importa também auscultar quem trabalha no terreno, bem como analisar e compreender de que forma a criminalidade conexa se interseciona com os casamentos infantis, precoces e forçados e molda a forma como os/as profissionais a interpretam e intervêm. Esta é uma prática muitas vezes imiscuída em contextos criminais que envolvem tráfico de seres humanos, rapto, abusos sexuais, violência doméstica e até homicídio.
Em Portugal, o casamento forçado é crime público (Lei n.º 83/2015) mas as leis, por si só, não conseguem acabar com as práticas tradicionais nefastas, exigindo-se uma política de tolerância zero e a adoção de medidas de que sejam capazes de desafiar e desconstruir as assimetrias de poder que estão na base da perpetuação destes fenómenos, munindo os/as profissionais das ferramentas necessárias para identificar, sinalizar e denunciar, intervindo para capacitar as populações nos seus territórios e apoiar as vítimas.
Esta campanha é o primeiro passo de um desígnio coletivo pelos direitos das raparigas e mulheres, pela escolha livre e esclarecida.
Ao longo deste dia pode acompanhar, nas plataformas e redes sociais da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), a publicação de mitos e factos associados a esta prática tradicional nefasta, bem como descarregar a brochura para profissionais.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.