Asset Publisher Asset Publisher

Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações: ACM e OIM promovem auscultação para envolvimento da Sociedade Civil

Imagem em Destaque
Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações: ACM e OIM promovem auscultação para envolvimento da Sociedade Civil
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), em cooperação com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), lança esta terça-feira, dia 29 de junho, um questionário sobre o Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações (PNIPGM) para auscultar e reforçar o envolvimento da Sociedade Civil na implementação do Plano.
Reconhecendo a relevância do envolvimento da Sociedade Civil no processo de implementação do PNIPGM, este questionário pretende identificar: o conhecimento das entidades da sociedade civil sobre o Pacto Global das Migrações e o Plano Nacional; as atividades desenvolvidas por estas; a perceção geral sobre o Pacto e a sua aplicação nacional; constrangimentos e aspetos a melhorar, bem como recomendações para futuros documentos estratégicos.
O questionário destina-se às entidades da sociedade civil, como as pertencentes à Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), associações de migrantes e seus descendentes, pessoas refugiadas ou outras com intervenção junto de comunidades migrantes, assim como os/as Conselheiros/as representantes da sociedade civil na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) e no Conselho para as Migrações.
O Pacto Global das Migrações foi aprovado em dezembro de 2018 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (Resolução A/73/L.66) e é um documento abrangente que visa auxiliar os Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) a gerirem de forma eficiente a migração internacional, enfrentar os seus desafios e fortalecer os direitos das pessoas migrantes, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030.
Portugal empenhou-se no processo que levou à elaboração do Pacto, desde o seu lançamento, em setembro de 2016, até à sua conclusão, dois anos depois. Em agosto de 2019, Portugal tornou-se num dos primeiros países a aprovar o respetivo Plano Nacional de Implementação. Aprovado através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 141/2019, de 20 de agosto, o Plano Nacional foi concebido como um documento operacional, orientado para resultados práticos e precisos e seguindo a estrutura de 23 objetivos do Pacto Global das Migrações.
Para qualquer informação ou apoio adicional poderá enviar e-mail para pnipgm@acm.gov.pt

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.