Asset Publisher Asset Publisher

Lançamento da Rede de Escolas para a Educação Intercultural - "Trazer a Diversidade para a sala de aula"

Imagem em Destaque
Lançamento da Rede de Escolas para a Educação Intercultural - "Trazer a Diversidade para a sala de aula"
A Escola Patrício Prazeres, em Lisboa, acolheu, no dia 13 de outubro, a sessão de lançamento da Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI), em presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado.
Um maior abandono escolar precoce e um menor sucesso educativo dos alunos estrangeiros na União Europeia, num cenário de elevada diversidade das comunidades educativas, levou à "tomada de consciências" das entidades responsáveis, que assim se reuniram em prol da constituição desta Rede de Escolas para a Educação Intercultural, que visa "a promoção da interculturalidade, acolhimento, integração e sucesso educativo para todos e todas". 
"Se conhecermos as diversas culturas e religiões, aceitamos melhor as diferenças", referiu Catarina Marcelino realçando o papel fulcral da Escola no processo de "educação para  a cidadania", sendo este "um local de excelência para cultivar a diversidade e promover uma melhor integração".
A REEI resulta de uma parceria entre o ACM, Direção-Geral da Educação (DGE) e Fundação Aga Khan Portugal (AKP), em colaboração com a Rede SIRIUS - European Policy Network on the Education of Children and Young People With a Migrant Background, Bolsa de Formadores ACM e RESMI - Rede do Ensino Superior para a Mediação Intercultural.
A marcar a formalização da Rede,  o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, a Subdiretora-Geral da Educação, Eulália Alexandre, e o Diretor Executivo da Fundação Aga Khan Portugal, Karim Merali, assinaram o respetivo Memorando.
 
"(...)queremos igualdade de oportunidades para todos e todas!"
 
Esta Rede de Escolas, que agora se formaliza, tem as bases para "promover a dinâmica da diversidade e da inovação que fazemos questão de apoiar", afirmou a secretária de Estado, não sem também manifestar a preocupação face ao número elevado de casos de insucesso e abandono escolar entre as crianças estrangeiras, que estudam no ensino básico e secundário: "não podemos ficar tranquilos perante esta realidade! queremos igualdade de oportunidades para todos e todas, independentemente da raça ou da nacionalidade", apontou Catarina Marcelino, sublinhando o valor da constituição desta REEI: "deixa uma mensagem muito positiva" que vai também ao encontro da Estratégia de Educação para a Cidadania, atualmente em preparação.
"Caminha-se para a construção de um Portugal mais desenvolvido e tolerante, onde todos meninos e meninas podem ser muito felizes", destacou.
 
"É necessário trabalho e compromisso para fazer com que o valor da diversidade na escola não exista apenas num dia, mas sim todos os dias"
 
O Secretário de Estado para a Educação realçou o papel da Escola como "um espaço de promoção da igualdade", lamentando contudo o facto de "ainda não o estarmos a cumprir como devíamos". Neste contexto, a constituição desta rede vem mostrar que "estamos a fazer o diagnóstico e a "tomar em mãos" o problema", considerou João Costa
Há que "lutar pela dimensão comunitária", refere este responsável, adiantando que muito há a fazer a este nível: "é necessário trabalho e compromisso para fazer com que o valor da diversidade na escola não exista apenas num dia, mas sim todos os dias".
Estruturar um currículo escolar orientado para a cidadania é, para o Secretário de Estado, um objetivo central: "há que trabalhar para a flexibilização do currículo, adaptando-o aos contextos específicos locais e trazer assim a diversidade para a sala de aula, caminhando em direção, não apenas da integração, mas da verdadeira inclusão".
 
"(...)um passo de grande significado para o diálogo entre culturas"
 
O valor da pluralidade, o encontro de culturas, o espaço de partilha e respeito pelo outro, a consolidação do valor da diversidade são, para  o representante da Rede Aga Khan Para o Desenvolvimento em Portugal, Nazim Ahmad, valores fomentados pela constituição desta rede, sendo a formação desta Rede "vista com alegria e um passo de grande significado para o diálogo entre culturas".
 
Construir relações positivas de interação
 
A sessão contou com a intervenção de Claudia Koler, Keynote speaker da SIRIUS - European Policy Network on the Education of Children and Young People With a Migrant Background, que não deixou de congratular esta iniciativa, alertando para a importãncia da qualificação dos professores para a diversidade cultural.
Cristina Milagre, do ACM, Hélder Pais, da Direção Geral da Educação (DGE), e Alexandra Marques, pela Fundação Aga Khan Portugal, os representantes das entidades promotoras da REEI, apresentaram esta Rede de Escolas, como uma parceria dedicada à interculturalidade e comprometida em estimular "a abertura às diferenças e a aproximação dos alunos e membros das comunidades educativas às diferentes culturas, construindo relações positivas de interação".
 
 

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.